Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > TANCREDO NEVES, PRESIDENTE

Um mistério na Redação

Por Carlos Heitor Cony em 10/07/2012 na edição 702
Reproduzido da Folha de S.Paulo, 3/7/2012

Até hoje não entendi. Vou contar o caso porque tenho pelo menos três testemunhas vivas e em atividade profissional para confirmar o que se passou naquele 14 de março de 1985 na Redação da Manchete: Roberto Muggiati, José Esmeraldo Gonçalves e J.A. de Barros.

Íamos lançar uma nova revista para substituir a Fatos&Fotos. Uma equipe já estava em Brasília para cobrir a posse de Tancredo Neves na Presidência da República. O Mauro Salles, na véspera, me transmitira o convite para almoçar com Tancredo e mais cinco jornalistas. Respondi que não podia, precisava editar o primeiro número da nova revista. Pouco depois do almoço, mais ou menos às 15h, recebi um telefonema, voz de mulher. Falando baixinho, ela me informou que haveria um imprevisto no dia seguinte. Tancredo não tomaria posse. Não podia entrar em detalhes.

Não tive outras informações, mas desconfiei que o aviso recebido era de pessoa comprometida pessoalmente com Tancredo. Chamei o Esmeraldo e o Barros, respectivamente, diretor de Redação e diretor de arte. Disse que ia mudar a pauta do nosso primeiro número porque Tancredo não tomaria posse. Avisei também ao Mugiatti que estava fechando o número especial da Manchete com pauta parecida.

Dez minutos depois, Adolpho Bloch, que já estava em Brasília com o Alexandre Garcia e uma numerosa equipe, telefonou. Exaltado, me chamou de maluco, onde já se vira? Tudo estava pronto para a posse. Passou o telefone para o Alexandre, que chefiava nossa sucursal. Ele garantiu que tudo estava tranquilo, não haveria nenhum golpe contra a posse de Tancredo, que eu estava, como sempre, mal informado.

Meia-noite, mais ou menos, Adolpho me ligou: que desse a capa com o Sarney.

***

[Carlos Heitor Cony é jornalista e escritor]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem