Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Leitor digital de jornais é fiel, diz pesquisa

A fidelidade do leitor brasileiro à marca de seu jornal, nas plataformas digitais, como sites e aplicativos para aparelhos móveis, alcança 50%, segundo levantamento feito pelo Ibope.

“Ao longo de um mês, metade dos leitores só lê aquele jornal, eles são fiéis à marca”, afirma Roberto Lodl, diretor regional do Target Group Index para a América Latina, que apresentou a pesquisa durante o Congresso Brasileiro de Jornais, no início da semana, em São Paulo.

Segundo Lodl, “é uma medida de fidelidade bastante alta”, que aponta para o êxito na cobrança por acesso às edições digitais, o chamado “paywall”, muro de pagamento, que começa a ser adotado no Brasil -a Folhainstituiu a cobrança em junho.

“Você tem uma fidelidade já implícita e, para mantê-la, a melhor maneira é aumentar a participação do leitor, seu engajamento”, defende o executivo do Ibope.

Migração

O levantamento, feito desde 2002 em nove capitais, de Porto Alegre a Fortaleza, constatou aceleração na migração de leitores da plataforma impressa para as digitais a partir de 2010.

Os dados mais recentes, referentes ao início de 2012, indicam que 33,5% leem jornal impresso -sendo que 7,3% também leem jornal em plataformas digitais. Outros 3,8% leem somente nas plataformas digitais.

“O que mais chama a atenção é que, somando os dois grupos, chega-se a 37,3%, que era o mesmo nível de leitura de 2010”, diz Lodl. “A leitura está sendo recomposta com as pessoas que estão migrando de plataforma.”

A mudança é explicada, segundo ele, pelo alcance cada vez maior de dispositivos móveis no Brasil, como smartphones e tablets, o que o Ibope credita ao “crescimento muito grande da classe média” no período.

Em 2011, “1,8 milhão de brasileiros leitores de jornal tradicional, que não liam em plataformas digitais, passaram a ter smartphones”, número que deverá ser ainda maior, neste ano.

Audiência

O IVC (Instituto Verificador de Circulação), que passou a auditar audiência digital, inclusive de aplicativos para smartphone e tablet, apresentou resultados na mesma direção, no congresso. Segundo o presidente-executivo, Pedro Martins Silva, o acesso a sites noticiosos por meio de dispositivos móveis já alcança 14% do total.