Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Rio das Ostras tem jornalismo livre e independente

Media criticism – em português, “crítica da mídia” – é um conceito fundamentado na participação do leitor, do “consumidor”, dos conteúdos veiculados pelos mass media na crítica ao que ele lê, vê e ouve nesses respectivos conteúdos. O grupo Observatório da Imprensa no Facebook foi criado no dia em que o jornal O Polifônico completou dois anos, em 12 de dezembro de 2011. Para quem não conhece, O Polifônico é hoje a única imprensa livre feita em Rio das Ostras (RJ) por profissionais de comunicação e jornalismo e independente dos engendramentos políticos articulados entre o poder público e os ditos “jornalistas e donos da imprensa local”.

Na contramão dessa metodologia de trabalho, o Observatório da Imprensa Local propõe a análise constante de tudo o que lemos, vemos na televisão, nas revistas, nos panfletos, no rádio, nos outdoors espalhados pela cidade e comecemos a desconstruir o que está por trás desse marketing enganoso e desse jornalismo chapa-branca que vigoram na cidade. Vigoram, mas tendem a minguar, na medida em que os leitores se posicionam e se mostram atentos e críticos diante deste dito impávido “quarto poder”. Vamos observar e colocar em debate. Quanto mais gente entrar nessa polifonia crítica, melhor. Só assim poderemos ver (ler) produtos editoriais sérios circulando em Rio das Ostras, onde o conteúdo não esteja vinculado à ideologia dominante do poder governante. Uma imprensa que trabalhe para cidadão, e não contra ele.

Propaganda e jabás

Esta ferramenta serve ainda, para além de ficar de olho nos jornais locais, aprofundar questões como orçamentos, licitações, contratações, acompanhamento da execução de projetos e ações da Secretaria de Comunicação Social de Rio das Ostras, secretaria milionária e que nenhuma conta presta a todos nós, executando projetos falsários como esse “festival de cinema de rua”, que exibe A era do gelo 15 afirmando ser isto arte, educação, cultura e o pior, formação de plateia.

O que vemos hoje é um organismo governamental atuando de maneira antiética ante os veículos de comunicação regional, trocando favores por propagandas da cidade na mídia local, fazendo “jabás” aos montes e tentando promover um projeto de comunicação que mais parece um processo de lavagem cerebral através da difusão em massa das mesmas notícias (releases) em todos os periódicos da cidade. Notícias estas sempre muito positivas quando se fala da cidade, dos gestores públicos, do chefe do Executivo, que sai sempre bem em todas as fotos.

O Observatório da Imprensa Local é um dos projetos de Educação em Comunicação Popular do jornal O Polifônico. Participe. Acesse o grupo no Facebook e contribua com suas observações.

>> http://observatoriodaimprensalocal.wordpress.com/

>> www.opolifonico.wordpress.com

***

[Leonor Bianchi é jornalista, Rio das Ostras, RJ]