Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

O Correio digital

Por Ruy Castro em 09/10/2012 na edição 715

Há 20 anos, pesquisando na Biblioteca Nacional para um livro que se chamaria O Anjo Pornográfico, precisei consultar a coleção do Correio da Manhã referente ao ano de 1967. A funcionária da seção de periódicos levantou a ficha do jornal e me informou que não dispunham do Correio daquele ano – mas que, segundo a ficha, os exemplares seriam “brevemente fornecidos pela Biblioteca do Congresso dos EUA”.

Aconteceu que, procurando melhor, descobriu-se que os americanos já haviam fornecido os exemplares, não só de 1967, mas também dos anos imediatamente anteriores, idem em falta – a ficha é que não fora atualizada. Com isso, pude mergulhar na riquíssima coleção daquele jornal fundado em 1901 e morto pelo AI-5 em 1968, mas só sepultado em 1974 e, desde então, ignorado pelos pesquisadores, para os quais só existiu o Jornal do Brasil.

Bem, agora não há mais desculpa. Fuad Atala e Bertholdo de Castro, colegas dos tempos do Correio e guardiães de sua memória, acabam de me mandar um presentaço: o Correio da Manhã digitalizado, do primeiro ao último número, pela Biblioteca Nacional [entre em hemerotecadigital.bn.br e escreva o nome do jornal no espaço “Buscar”].

O endereço da embaixada dos EUA

Por quase 70 anos, o Correio da Manhã abrigou os maiores nomes do jornalismo e da literatura. Ditou normas da imprensa, ajudou a derrubar ministros e presidentes, enfrentou truculentos de vários calibres e influiu decisivamente na vida nacional. Mas pode ser coincidência que seus anos de lacuna na Biblioteca Nacional fossem os de sua maior oposição à ditadura militar.

Lacuna afinal preenchida pelos exemplares da assinatura da antiga embaixada dos EUA no Rio, cujo endereço impresso se lê ao lado do cabeçalho nesse fabuloso Correio digital – pronto para servir de novo à história do Brasil.

***

[Ruy Castro é jornalista, escritor e colunista da Folha]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem