Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Twitter planeja “seguir” anunciantes no Brasil

Estreitar o relacionamento comercial do Twitter com anunciantes e agências de publicidade brasileiras será a principal tarefa da equipe que está sendo montada pela empresa no país. Ontem (5/12), Guilherme Ribenboim, escolhido para comandar os negócios no Brasil, e Shailesh Rao, vice-presidente internacional do Twitter, inauguraram oficialmente o escritório local da companhia e disseram que o Brasil está na lista das cinco localidades com mais usuários ativos do microblog. Ao lado do Reino Unido e Japão, o Brasil é o terceiro país a receber uma estrutura comercial do Twitter fora dos EUA. O endereço do escritório em São Paulo ainda não foi definido.

A companhia não revela o número de usuários por país, mas disse estar otimista em relação ao interesse dos brasileiros pelo serviço. No mundo, o Twitter tem 140 milhões de usuários ativos, que acessam o site ao menos uma vez por mês. A América Latina representa 16% da audiência global do serviço.

O Twitter também planeja ter um relacionamento mais próximo com as emissoras de TV. O objetivo é oferecer a possibilidade de medir a popularidade dos programas pelo Twitter. Segundo Rao, o hábito de comentar nas redes sociais o conteúdo visto na TV vem se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. O último capítulo da novela Avenida Brasil, da Rede Globo, por exemplo, foi o segundo evento mais comentado pelos brasileiros no Twitter em 2012, com mais de 3 mil menções por minuto, disse a empresa. Com o novo escritório, o Twitter vai começar a certificar parceiros brasileiros que trabalham com promoções e análise de dados coletados no Twitter. O início está previsto para 2013.

***

[Bruna Cortez, do Valor Econômico]