Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1042
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

A notícia em Juiz de Fora

Por Ramsés Albertoni em 30/07/2013 na edição 757

O diário Tribuna de Minas é o jornal de maior circulação na cidade de Juiz de Fora, MG. Contudo, é fácil observar como a notícia é construída de maneira a dificultar o entendimento do que se trata, porquanto existem tantas “suposições”, “suspeitas”, “terias” e “serias” numa mesma reportagem que dá a impressão de um texto de “ficção”. Como exemplo, veja-se a notícia de 23 de julho de 2013, sob o título: “PM e Civil fazem ação e apreendem arma e drogas – Operação Impacto seguro cumpre mandados na Zona Norte. Jovem é detido suspeito de distribuir armamento”.

…um jovem de 23 anos suspeito de atuar…; rapaz já seria procurado…; um carro Fox, que seria de propriedade do suspeito; ele seria suspeito de envolvimento em vários crimes na localidade. Ambos os detidos seriam rivais na disputa pelo controle do tráfico de drogas na região; jovem de 20 anos suspeito de tráfico; o suspeito teria negado ser o proprietário; a mulher teria desmentido a versão do filho e afirmado que a quantia pertenceria ao jovem; o suspeito teria envolvimento anterior com o tráfico e tendo sido citado em um registro de ocorrência no mês de março; suspeito de comercializar; material que supostamente seria usado para embalar a droga; um jovem de 19 anos foi detido, suspeito de comercializar entorpecentes.

E aí, o que foi que ocorreu?

Notícia completa

Tribuna de Minas, 23 de julho de 2013 – 11:10

“PM e Civil fazem ação e apreendem arma e drogas – Operação Impacto seguro cumpre mandados na Zona Norte. Jovem é detido suspeito de distribuir armamento.”

“As polícias Civil e Militar realizam na manhã desta terça-feira (23), a Operação Impacto seguro com objetivo de combater o tráfico de drogas e crimes contra vida. Segundo a delegada regional interina, Sheila Oliveira, a ação conjunta da Delegacia de Homicídios e da 3ª Companhia de Missões Especiais (CME) cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão na região Norte. Conforme a delegada, entre os presos está um jovem de 23 anos suspeito de atuar como receptador e distribuidor de armas. Ela destacou que o rapaz já seria procurado como um dos suspeitos pelo intenso volume de armas comercializadas na região. Ele foi detido em casa, no Bairro Jardim Natal. No interior de um carro Fox, que seria de propriedade do suspeito, os policiais encontraram, escondida no encosto do banco do carona, uma pistola calibre 635 com carregador e nove munições.

“Ainda na Zona Norte, um homem, de idade não divulgada, foi preso no Bairro Jóquei Clube. Segundo a delegada, ele seria suspeito de envolvimento em vários crimes na localidade. Ambos os detidos seriam rivais na disputa pelo controle do tráfico de drogas na região. Ainda não há informações sobre o efetivo empenhado na ação e o número total de pessoas encaminhadas à delegacia.

“Também na manhã de hoje, policiais militares cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal. Durante a operação, os policiais estiveram na casa de um jovem de 20 anos suspeito de tráfico de drogas. Segundo registro oficial, no interior do imóvel foi encontrada a quantia de R$ 2.880. O suspeito teria negado ser o proprietário do dinheiro e atribuiu a posse a sua mãe. Ainda conforme boletim de ocorrência, a mulher teria desmentido a versão do filho e afirmado que a quantia pertenceria ao jovem. A PM também localizou, dentro de uma gaveta, material usado no preparo de entorpecentes. De acordo com a polícia, o suspeito teria envolvimento anterior com o tráfico e tendo sido citado em um registro de ocorrência no mês de março.

“Em cumprimento ao outro mandado, um jovem de 19 anos foi detido também suspeito de comercializar entorpecentes. Ele estava em casa no Bairro Parque Burnier, região Sudeste. Dentro de um armário do rapaz, os policiais encontraram uma mochila com quantidade não especificada de maconha e material que supostamente seria usado para embalar a droga.

“De acordo com o assessor de comunicação interino do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o capitão Ricardo Shaefer, no Bairro Caiçaras, Cidade Alta, a PM prendeu, ainda, dois homens de 22 e 40 anos, que segundo os militares, estavam com 130 pedras de crack. A previsão é que na parte da tarde novas ações de repressão ao tráfico sejam realizadas em outros pontos da cidade. “A operação desenvolvida pela manhã tem caráter repressivo. No decorrer do dia, faremos blitz em diversos locais”, ressaltou o capitão.”

******

Ramsés Albertoni é professor, Juiz de Fora, MG

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem