Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Total de assinantes digitais do ‘NY Times’ cresce 35%

O número de assinantes digitais de jornais do grupo New York Times Company (que edita o New York Times e o International Herald Tribune) cresceu 35% no segundo trimestre deste ano ante igual período de 2012.

No total, a empresa tinha no segundo trimestre 699 mil assinantes das versões digitais. No primeiro trimestre, eram 676 mil. O número se aproxima da circulação da versão impressa do New York Times, que é de 730 mil exemplares na semana.

O New York Times adotou em 2011 o sistema de “paywall poroso” (que passa a cobrar depois de um número máximo de cliques). No Brasil, a Folha foi o primeiro jornal a adotar o “paywall poroso”, em 2012.

O aumento no número de assinantes digitais permitiu que o empresa tivesse lucro líquido de US$ 20 milhões no segundo trimestre, ante prejuízo de US$ 88 milhões no mesmo período de 2012.

Segundo Mark Thompson, presidente da empresa, a estratégia de não oferecer conteúdo gratuitamente está tendo sucesso e deve ser reforçada. Em junho, o jornal passou a cobrar dos leitores que acessam mais de três artigos por dia por meio de smartphones.