Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Anunciantes ainda preferem TV aberta na América Latina

De acordo com o Media Book 2013, publicação anual do Ibope Media, a TV aberta continua atraindo os maiores investimentos de mídia na América Latina, com as maiores participações do meio publicitário no Equador, na Nicarágua e no Paraguai. Na comparação entre os países, a TV paga é proporcionalmente forte em investimento publicitário na Colômbia, Chile e Argentina, enquanto o rádio se destaca na Colômbia e na Costa Rica. Os jornais têm relevante fatia do bolo da publicidade na Costa Rica, Argentina e no Chile. De acordo com a pesquisa, as grandes paixões dos latino-americanos neste meio de comunicação continuam sendo o futebol, as telenovelas, os humorísticos e os programas de auditório, incluindo os musicais.

Quanto à internet, seu rápido crescimento em todos os países da América Latina se deve à migração de locais públicos para o ambiente doméstico. Os maiores índices de uso de internet em casa são encontrados no Chile, Argentina e no Brasil.

As informações apresentadas no Media Book têm como fonte os estudos regulares do Ibope Media e são gerados a partir da coleta de dados em: 10.455 domicílios do Painel de Audiência de Televisão (com peoplemeter) na América Latina, 538.160 entrevistas realizadas por ano para pesquisa de rádio, 69.395 entrevistas realizadas anualmente sobre hábitos de consumo, além do monitoramento de nove meios para investimento publicitário, sendo pesquisados: 229 canais de TV aberta, 162 canais de TV por assinatura, 455 canais de rádio, 703 títulos revista e 244 títulos de jornais. O Media Book 2013 pode ser consultado pelo link http://www.mediabook.ibope.com