Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Investimento em propaganda cresce 2,4% no semestre

O faturamento do mercado publicitário aumentou 2,4% no primeiro semestre, alcançando R$ 14,63 bilhões, segundo dados do projeto Inter-Meios. Os meios que mais cresceram em receita publicitária foram cinema (13,68%) e mídia exterior (11,5%).

TV por assinatura e TV também cresceram acima do mercado. TV paga atraiu R$ 621,7 milhões (4,25% do total), alta de 7,47%. A TV aberta cresceu 5,41%: faturou R$ 9,7 bilhões no semestre, ou 66,7% do total. Jornais tiveram queda de 4,57% e encerram o semestre com R$ 1,6 bilhão de receita publicitária. As operações digitais dos jornais renderam R$ 48,4 milhões (-26,9%).

Os meios que mais perderam faturamento foram guias e listas (-28,6%), internet (-5,1%) e revistas (-8,71%). No caso da internet, o estudo não contempla verbas destinadas a Facebook e Google, por exemplo, cujas receitas estão em alta. No total do mercado, o ritmo de crescimento do faturamento em relação ao primeiro semestre de 2012 ficou abaixo das expectativas, e as projeções para o ano caíram de 6,5% para 4,5%, sem contar a inflação.