Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > LEITURAS DA ‘FOLHA’

O senador que é sempre notícia

Por Zulcy Borges de Souza em 10/09/2013 na edição 763

No dia em que escrevo este artigo (quarta-feira, 4/9) não tive ainda o prazer de ler a edição 5 de setembro de 2013 da Folha de S.Paulo, mas tenho certeza, apesar disso, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparecerá em várias notícias e colunas, apenas não assinando algo porque isto ele já faz em sua aguardada coluna de toda segunda-feira. Não preciso dizer que Aécio é pré-candidato a candidato do PSDB a presidente nas eleições do próximo ano – a Folha diz isso todo santo dia.

Não existe colunista não social mais influente em um jornal do que o senador mineiro. Além de manter seu artigo semanal – tão ou mais inócuo do que os que ocupa no lugar do companheiro José Sarney e da idem candidata presidencial Marina Silva (Rede) –, o ex-governador aparece cotidianamente em quase todas páginas do jornal (ainda não em Esportes – porque parece torcer para o América Mineiro). Dele não escapa nem a colunista social Mônica Bergamo.

É necessário novo parágrafo: Aécio Neves é sempre notícia na Folha, e favoravelmente – exceção à notinha de pé de página e menção na internet quando se negou a fazer o teste do bafômetro depois de ser surpreendido dirigindo bêbado, à noite, no Rio de Janeiro, RJ.

Serra tem “papel vital”

Ultimamente o palanque midiático da Folha de S.Paulo tem sido dividido entre Aécio, Eduardo Campos e José Serra – ainda!

Mas vamos aos fatos de pesquisa mínima Datafolha. Folha, quarta-feira (28/8), manchete de 1ª página: “Dilma entrega centro cultural em projeto que Aécio iniciou” (sem comentários). Página A4, “Poder”, em “Painel”, começa com “Dois à mesa”, adivinhe quem é um dos dois? Página A8, título interno: “Dilma entrega centro cultural em projeto que Aécio iniciou”. Na mesma edição, em “Mundo”: “Aécio Neves e Eduardo Campos apoiam Saboia”.

Folha,quinta-feira (29/8): principal artigo de “Opinião”, assinado por Rogério Gentile sobre Serra e Aécio – “Crise (sic) existencial”; página A4, “Poder”, título: “Campos e Aécio inauguram aliança tática contra Dilma”; página A6, “Deputados do PSDSB de São Paulo apoiam candidatura de Aécio”.

Ufa.

E tem mais. Na sexta-feira (30/8), lá vinha: página A12, “Poder”, título: “Com tucanos, Aécio atribui papel vital a Serra” (hi, hi, hi, não resisto). Seria fastidioso continuar desfiando este rosário até a segunda-feira, dia de mais uma esperada coluna do senador – se bem que não lembro bem sobre o que ele escreveu – ah!, o título era “(Des)alinhamento”. E o artigo, tão forte que um leitor reclamou no “Painel do Leitor” de terça-feira. E a Folha publicou!

******

Zulcy Borges de Souza é jornalista, Itajubá, MG

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem