Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

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Twitter dá entrada nos papéis para lançar ações na Bolsa

Por ‘OG’ em 17/09/2013 na edição 764
Reproduzido do Globo.com, 12/9/2013

O Twitter informou nesta quinta-feira [12/9] que entrou com pedido de registro para sua aguardada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) junto à SEC, órgão que fiscaliza o mercado financeiro nos Estados Unidos. O IPO marca a entrada de uma empresa na Bolsa de Valores. O IPO da rede de microblog é o mais esperado do mercado de tecnologia desde que o Facebook, a maior rede social do mundo, abriu capital em maio do ano passado. O mercado financeiro espera que o Twitter lance ações na Bolsa no início do ano que vem.

“Nós confidencialmente submetemos à SEC um S-1 (documento padrão para o procedimento) para o IPO que estamos planejando”, disse a empresa em seu perfil no próprio Twitter, esclarecendo em seguida: “Este tweet não constitui uma oferta de quaisquer valores mobiliários para venda.” Ao Globo, Jim Prosser, porta-voz da rede social, disse que a empresa não comentará a notícia. A legislação americana permite a empresas com menos de US$ 1 bilhão em receita anual dar entrada nos papéis para o IPO confidencialmente.

Fundado em 2006, o Twitter fez sete anos em março, quando também atingiu a marca de 200 milhões de usuários ativos. O Brasil é o segundo maior mercado do mundo para a rede social, com cerca de 40 milhões de usuários. Cerca de 400 milhões de mensagem são enviadas por meio do Twitter todos os dias.

Twitter terá que provar que é capaz de gerar receitas sólidas

O maior desafio do Twitter durante o IPO será convencer investidores de sua capacidade de gerar receitas. Por isso que, como preparação para a abertura de capital, o Twitter tem procurado melhorar suas ferramentas de publicidade com o objetivo de faturar mais. Recentemente, por exemplo, a companhia passou a permitir que qualquer internauta nos EUA anuncie por meio da plataforma. Antes disso, apenas grandes empresas podiam disparar Tweets patrocinados e pagar para que seus perfis tivessem destaque no site.

A consultoria eMarketer prevê que o Twitter vai gerar US$ 583 milhões em receita publicitária este ano. No ano passado, o Facebook faturou US$ 5,1 bilhões, enquanto a Google acumulou US$ 50,2 bilhões em receitas.

Fontes familiares com a administração do Twitter informaram ao site especializado em tecnologia GigaOM que, recentemente, fundos de investimento propuseram assumir o controle da empresa pagando entre US$ 26 e US$ 28 por ação, o que elevaria o valor da companhia para US$ 14 bilhões. No mercado secundário, os papéis são negociados atualmente entre US$ 18 e US$ 22. Segundo uma fonte disse à agência de notícias Bloomberg, é o banco de investimentos Goldman Sachs que guiará o processo de abertura de capital.

Rede social está avaliada em US$ 10,5 bilhões

No mês passado, a rede social foi avaliada em US$ 10,5 bilhões pelo GSV Capital, um dos investidores do Twitter. Esse valor é 5% maior do que o estimado em maio. Como comparação, o Facebook levantou US$ 16 bilhões em seu IPO enquanto estava avaliado em US$ 109 bilhões.

Quando conversou com O Globo em abril deste ano, o fundador e atual presidente do conselho do Twitter, Jack Dorsey, afirmou que a rede de microblogs ainda não planejava um IPO, como fez Mark Zuckerberg com o Facebook. Dorsey disse que o faturamento ia bem, obrigado, a partir dos produtos anunciados e promovidos, mas que não pensava nisso, a princípio. “Não é saudável ficar pensando num IPO como um objetivo. É só mais um evento para levantar fundos”, desconversou. “Nos preocupamos mais em desenvolver novos produtos e serviços.”

A lei prevê que os documentos enviados pela companhia à SEC permanecerão confidenciais por até 21 dias, antes que a empresa dê início ao road show para o IPO, quando apresentará detalhes do negócio a investidores.

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