Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Centros de mídia da Copa devem receber até 10 mil jornalistas

Durante a Copa do Mundo, o Forte de Copacabana será um território de muitas línguas. Jornalistas do mundo inteiro se encontrarão no Centro Aberto de Mídia (CAM), uma estrutura montada pelo governo federal para divulgar o país além do futebol. Até agora, 2.000 jornalistas já se cadastraram, mas a expectativa do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Thomas Traumann, é que esse número chegue a 10.000, em todo o país.

A base será no Rio, mas as demais 11 cidades-sede também terão estruturas semelhantes, montadas em parceria com os governos estaduais ou prefeituras municipais, à parte dos centros de imprensa da Fifa. No Rio, o CAM foi montado pelo governo federal, que mobilizou pelo menos 60 servidores para atender à demanda dos veículos de imprensa.

O modelo é o mesmo das Olimpíadas de Londres. Os credenciados terão mesas e internet à disposição, além de material de apoio sobre o Brasil, com dados estatísticos, informações sobre cada uma das cidades-sede e relatórios dos programas do governo federal. “A Copa é mais do que futebol. As tensões estarão voltadas para o Brasil e é correto informar os jornalistas sobre o país”, argumentou o ministro.

Nesses centros, que ficarão em pontos estratégicos de cada sede, o governo vai dar ideias de matérias sobre o Brasil, paralelas à Copa do Mundo. Em São Paulo, por exemplo, o CAM foi montado em parceria com a prefeitura e vai funcionar no Anhangabaú.

A Secom preparou um Guia do Jornalista, com informações básicas, como números da Copa no Brasil, dados populacionais do país e de cada sede, como funciona a economia, cartões de crédito aceitos no país, sistema de telefonia, hospitais públicos, com telefone e endereço nas capitais que receberão jogos, delegacias de atendimento ao turista, sistema de transporte público e hotéis.

Outra publicação específica para o evento é a cartilha O que você precisa saber sobre a Copa do Mundo. Os dois livretos foram editados em português, espanhol e inglês. Tanto a cartilha como o guia serão distribuídos nos CAMs.

******

Luiza Damé, do Globo