Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Leitura de jornais on-line em plataforma paga cresceu 60%

A circulação de jornais impressos cresceu 2% no mundo em 2013 frente ao ano anterior, enquanto nas versões digitais pagas a expansão chegou a 60% no mesmo período, segundo estudo da World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-Ifra). Hoje, cerca de 2,5 bilhões de pessoas leem jornais em papel e 800 milhões o fazem em sites, smartphones e tablets.

 “Há um entendimento crescente do público de que se recebe pelo que se paga e há uma disposição maior de pagar pelo conteúdo dos jornais em plataformas digitais”, afirma Larry Kilman, secretário-geral da WAN-Ifra no relatório da pesquisa. “Apesar de todas as ofertas gratuitas, as pessoas ainda querem pagar pelas notícias escritas e editadas profissionalmente. Ou seja, por aquilo que os jornais têm oferecido há 400 anos, e continuam a oferecer, seja em plataformas emergentes ou nas já existentes.”

Faturamento: 93% vêm do impresso

Em 2013, a América Latina foi a região com maior crescimento no número de leitores de edições em papel, 2,56%, seguida pela Ásia, com 1,45%. Isso mostra, segundo a WAN-Ifra, que a circulação impressa continua a subir em países com uma crescente classe média e com penetração de internet em banda larga ainda relativamente pequena.

Por outro lado, os mercados leitores mais maduros migram cada vez mais para o on-line, com queda na circulação impressa. Em Austrália e Oceania houve recuo de 9,94% no ano passado; na América do Norte a redução foi de 5,29%; na Europa, 5,20% e em África e Oriente Médio, 1%.

Em cinco anos, a circulação de impressos no mundo registrou queda de 2%, enquanto digital deu um salto de 2.000%. No entanto, África e Oriente Médio registram alta nos jornais impressos de 7,5%, assim como Ásia (6,67%) e América Latina (6,26%). Nas demais regiões, a queda foi expressiva: 10,25% na América do Norte, de 19,59% em Austrália e Oceania e 23,02% na Europa.

Já a publicidade nos jornais caiu 6% em 2013 frente a 2012 e 13% de 2008 para cá. Nas plataformas digitais, houve crescimento de 11% no ano passado e de 47% em cinco anos. A WAN-Ifra destaca que, embora a publicidade digital só cresça, ela ainda representa uma pequena parcela da receita total das empresas jornalísticas, pois a versão impressa responde por 93% do faturamento do setor. No ano passado, a receita gerada pelo impresso ficou estável em US$ 163 bilhões, mas abaixo dos US$ 187 bilhões de 2008.

Na contramão do resto do mundo, na América Latina, a publicidade em jornais impressos cresceu 3,9% em 2013. Em cinco anos, a alta foi bastante expressiva, chegando a 49,9%. A região Ásia e Pacífico teve retração de 3,2% no ano passado e crescimento de 3,3% desde 2008. América do Norte (-8,7% e -29,6%), Europa (-8,2% e -17,9%) e África e Oriente Médio (-1,8% e -21,1%) tiveram redução nos dois períodos analisados pela WAN-Ifra.

“O papel dos jornais na sociedade não pode ser subestimado e nunca foi tão crucial”, diz Kilman.

A entidade, no entanto, destaca a importância de as empresas jornalísticas continuarem trabalhando para despertar o interesse do leitor nas plataformas on-line, pois, apesar de 46% dos internautas visitarem sites de jornais, isso representa apenas 6% das visitas na web, 0,8% das visualizações (page views) e 1,1% do tempo gasto em plataformas digitais.