Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Dona do ‘USA Today’ separa as operações digitais das editoriais

A Gannett é a mais recente companhia de mídia norte-americana a promover a cisão de sua divisão editorial, separando-a das operações de mídia eletrônica e digitais.

A companhia, que controla o jornal “USA Today”, anunciou também que adquiriria os 73% do site cars.com que ainda não controla, por US$ 1,8 bilhão em dinheiro, dobrando o tamanho de suas operações digitais.

A cisão da Gannett se segue a decisões semelhantes na Time Warner, na News Corp. e na Tribune Company, que cindiram suas operações de jornais e revistas, em meio à queda no faturamento publicitário.

A tendência de cisão de operações editorais vem sendo estimulada pela divergência no desempenho da mídia eletrônica e dos jornais.

“É perceptível que é a mídia eletrônica que propicia a maior parte do lucro hoje, mesmo que os jornais muitas vezes produzam a maior parte do faturamento”, disse Ken Doctor, analista da Outsell, antes do anúncio da Gannett.

A Gannett, nos últimos cinco anos, mais que dobrou as receitas que recebe de companhias de TV por assinatura pela retransmissão de seu conteúdo.

Ela dobrou sua presença no ramo de mídia eletrônica com a aquisição da Belo por US$ 1,5 bilhão no ano passado e com a aquisição de seis estações de TV no Texas, junto à London Broadcasting, em maio. (Do Financial Times)