Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

FEITOS & DESFEITAS > USO DO SMARTPHONE

O‘habitus’ jornalístico entre os não-jornalistas

Por Jeferson Bertolini em 10/03/2015 na edição 841

O conceito dehabitus é um dos mais notórios do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002). Refere-se ao conjunto de “práticas distintas e distintivas” que identificam certo grupo. Em definição clássica, trata-se do “sistema das disposições socialmente constituídas que, enquanto estruturas estruturantes, constituem o princípio gerador e unificador do conjunto das práticas e das ideologias características de um grupo de agentes”.

Em geral, o habitus jornalístico tem um quê ideológico (profissional movido por forte senso de justiça e de democracia, como observou o pesquisador português Nelson Traquina), comportamental (sujeito extrovertido, atrevido, insistente) e caricato (vive sem dinheiro, adora café, tem fama de fofoqueiro). O estresse é um dos elementos mais notórios do habitus jornalístico. Costuma ser fruto das jornadas extenuantes, do trabalho contra o tempo, da necessidade de precisão, da concorrência e da luta pela audiência.

Na era dos smartphones, um estresse compatível com o dos jornalistas parece atingir o cidadão comum: há quem confira a caixa de e-mails como um repórter que aguarda retorno da fonte para fechar a matéria; há quem poste um evento particular com a pressa de um redator de portal; há quem lamente a falta de likes na selfie como o repórter que passou semanas apurando um escândalo e não recebeu um elogio sequer; há quem faça informes de seu dia com o mesmo compromisso do setorista político.

Em essência, o jornalismo é uma atividade tão antiga quanto a própria humanidade. Pois, como observam os norte-americanos Bill Kovach e Tom Rosenstiel em Os elementos do jornalismo (2003), “as pessoas precisam de informação por causa de um instinto básico do ser humano”. Mas isso justificaria este pseudo habitus jornalístico entre os não-jornalistas?

******

Jeferson Bertolini é repórter e doutorando em Ciências Humanas

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem