Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS >   INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  Um blog, muitos posts

Por   Chico Sant’Anna em 25/10/2011 na edição 665
 

Eram 12h47 de quinta-feira (20/10) quando foi registrado o acesso do 75.000º visitante-leitor do meu blog, Chico Sant’Anna e a Info Com, que busca transmitir um conteúdo especializado em questões de mídia, jornalismo e jornalistas, publicidade e propaganda, internet – enfim, questões de Comunicação Social.

O visitante número 75.000 não se apresentou, posso apenas informar que seu interesse foi por uma nota, originalmente postada no Jornalistas & Cia, do jornalista Eduardo Ribeiro, sobre a indefinição na sucessão do comando da Empresa Brasileira de Comunicação. No sábado (22/10), a nota registrava a leitura de outras 35 pessoas. Pena que quase todas tímidas, pois muitos lêem o blog, mas nem todos deixam seus comentários.

De longe

Desde que foi criado, em maio de 2009, já postamos 2.559 notas (média mensal de 89 posts). A campeã de leitura, embora há muito superada em seu conteúdo e já atualizada por meio de outras notas, informava – em 27/6/2010 – que o “Brasil tem 183.710.844 celulares em operação”; 2.385 pessoas já leram esta nota, os dados estatísticos já foram superados e atualizados pelo blog, mas o público leitor parece ter uma preferência especial por ela.

As nove outras notas mais lidas ao longo destes dois anos e cinco meses são, pela ordem:

** MTb vai diferenciar registro de jornalista diplomado, publicada em 03/02/2011

** Nova rede social promete unir vizinhos, publicada em 21/01/2011

** PUC-RS seleciona professor de Comunicação, publicada em 04/07/2010

** Salvem o acervo fotográfico da Bloch Editores!!, publicada em  22/05/2010

** Os 30 maiores anunciantes do Brasil em 2009, publicada em  31/01/2010

** 31 Livros em PDF sobre Design, Publicidade e Comunicação, publicada em 23/09/2011

** João do Rio é tema de curso na Uerj, publicada em 28/09/2009

** Sindicatos lançam manifesto em defesa da Voz do Brasil, publicada em 10/07/2011

** Emprego: ONU seleciona jovem profissional de Comunicação, publicada em 12/07/2011

Os vizinhos da América Latina, em especial Argentina, Paraguai e Costa Rica estão sempre muito presentes. Contamos ainda com leitores bem distantes, como da Coréia do Sul e da Ucrânia, com uma participação média de 0,04% dos leitores para cada país.

Áreas temáticas

O que me chama a atenção, enquanto editor do blog, é que ele rompeu as fronteiras nacionais. Talvez pelo fato de veicular textos em outros idiomas, em especial espanhol, inglês e francês. Pelas estatísticas, dos 75 mil leitores, 69,57% são residentes no Brasil. O segundo país que mais acede ao blog são os Estados Unidos, com 13,85%, seguido do Reino Unido com um percentual de leitura da ordem de 2,57%. Portugal é, dos demais sete países de língua portuguesa, o que mais apresenta leitores: 1,96%.

Pela ordem, os demais países com mais acessos são:

Alemanha – 1,20%

Rússia – 0,72%

França – 0,67%

Espanha – 0,38%

Holanda – 0,27%

Canadá – 0,24%

Irlanda            – 0,17%

O blog procura trazer uma visão internacional sobre o que está sendo tratado em outros países e continentes. Por isso mesmo, divulga notas em outros idiomas. Nesta busca por uma visão mais mundial, dos temas estrangeiros vinculados concretamente a ação de um país, a Argentina, de longe, com 81 notas, foi o país mais abordado, seguida pelos Estados Unidos (73 notas), França (34), América Latina (32), Venezuela (31) e Europa ( 28).

As demais nações ou continentes aqui tratados foram, pela ordem:

Portugal, 25

Inglaterra, 24

México, 23

Honduras e Espanha, 20

Chile, 18

Cuba, 13

África e Uruguai, 12

Paraguai, 11

Bolívia, 10

Haiti, 8

Equador, 7

Egito, Itália e Mercosul, 6

Angola, China, Finlândia, Israel e Palestina, 5

Moçambique, 4

África do Sul, Índia e Panamá, 3

América Central, El Salvador e Unasul, 2

Dinamarca, Filipinas e Guiné Bissau, Jamaica, Hungria, Islândia, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Nicarágua, Rússia, São Tomé e Príncipe, Síria, Somália, Tanzânia, 1

Dentre as áreas temáticas, o destaque não poderia deixar de ser as notas relacionadas a internet, 267 ao todo, ou seja, 10,4% do total, seguida dos informes sobre oferta de empregos (152 notas), sobre pesquisa em Comunicação e sobre livros e weblivros (114 notas cada), capacitação e análise das mídias (112 cada), diploma de Jornalismo e concursos públicos (97 e 94 notas, respectivamente).

As demais temáticas com maior destaque foram:

TV Paga – 92

Jornalistas – 85

TV Brasil + EBC – 84

TV Pública – 81

Lei das Comunicações – 80

Ensino de Jornalismo – 79

TV Digital – 79

Regulamentação profissional– 71

Comunicação Legislativa – 50

Assessorias de Imprensa – 50

Integração Regional – 47

Audiência + Ibope – 47

Ensino de Comunicação – 44

Legislação – 44

SBTVD – 42

Senado Federal – 40

Publicidade e Propaganda – 35

TV Senado – 32

Conf. Nac. de Comunicação – 30

Comunicação Corporativa – 30

Pós-graduação em Jornalismo – 29

Cobertura Jornalística – 29

Twitter            – 28

Comportamento Editorial – 24

Cons. Nac. de Comunicação – 24

Comunicação Institucional – 23

***

[Chico Sant’Anna é jornalista e PhD em Ciência da Informação e Comunicação pela Universidade de Rennes 1 (França)]

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