Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

A invasão dos tablóides

Mais de 300 jornais circulam em território indiano. O número de leitores ultrapassa os 200 milhões. E ainda há espaço. Enquanto o mercado cresce, as publicações seguem a tendência ocidental e diminuem de tamanho. Esta semana, chegou às ruas da capital indiana o Metro Now, seu primeiro tablóide – que, segundo a equipe editorial, não seguirá a mesma linha dos tablóides britânicos.


Analistas afirmam que a empresa sueca Metro International foi atrás de duas tendências urbanas que emergem em Nova Déli e são familiares às grandes cidades ocidentais. Primeiro, os jovens leitores que acham os jornais tradicionais chatos e não os compram. Segundo, os trabalhadores que lêem no transporte público. O metrô da capital, que não existia antes de 2002, terá 100 estações em três anos. ‘Nós queríamos chegar lá primeiro’, diz Sameer Kapoor, presidente do Metro Now, que é uma joint venture entre dois dos maiores rivais na indústria de mídia indiana, o Hindustan Times e o Times of India. Segundo Kapoor, a cidade possui 2,5 milhões de habitantes capazes de ler em inglês.


O mercado indiano, entretanto, enfrenta cenário bastante diferente do visto nos mercados ocidentais. Ainda que o custo de impressão dos jornais esteja aumentando, a renda publicitária no país cresce junto – assim como o número de leitores. Déli é o mercado de publicidade em jornais que mais cresce entre as grandes cidades na Índia, afirmam analistas.


A cidade conta com pelo menos uma dúzia de jornais em inglês – no tamanho grande, tradicional. Além do Metro Now e do Mint, jornal de negócios em formato berliner e língua inglesa financiado pelo Wall Street Journal, outros três títulos deverão lotar ainda mais as bancas até o fim de 2007. Informações de Randeep Ramesh e Sanjay Jha [The Guardian, 5/2/07].