Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS > AL-JAZIRA

AL-JAZIRA

26/10/2007 na edição 456

Simpatizantes do grupo terrorista al-Qaeda acusam a emissora al-Jazira de deturpar a mensagem contida na mais recente gravação de áudio de Osama bin Laden por divulgar trechos em que o terrorista critica falhas de seus seguidores no Iraque. Segundo eles, o canal do Catar manipulou a gravação para parecer que bin Laden criticou apenas os insurgentes. Internautas postaram milhares de reclamações e insultos contra a emissora em um fórum de um sítio militante islâmico.


Analistas afirmam que a revolta dos militantes reflete a surpresa com o recado de bin Laden. ‘O problema não é a al-Jazira, é o choque deles com o bin Laden’, resume o egípcio Diaa Rashwan, especialista em grupos militantes islâmicos. ‘Pela primeira vez, bin Laden, que costumava servir de guia para estas pessoas, tornou-se um crítico da al-Qaeda e confessou seus erros. Isso não é comum’.


‘Verdadeira mensagem’


Na gravação, transmitida pela emissora na noite de segunda-feira (22/10), o líder da al-Qaeda diz aos insurgentes no Iraque que admitam seus erros e se unam. ‘Cuidado com a desunião. Os muçulmanos estão esperando que vocês se unam sob uma bandeira única pela vitória da honra. Sejam fortes para cumprir esta missão’, diz bin Laden na mensagem.


O editor-chefe da al-Jariza, Ahmed Sheik, recusou-se a comentar as reclamações, mas negou que a gravação – que originalmente tinha 30 minutos – tenha sido deturpada. ‘Todas as vezes [que recebemos fitas da al-Qaeda] lidamos com elas da mesma maneira’, declarou. A emissora foi acusada pelos militantes de ficar do lado ‘dos hipócritas, bandidos e traidores’, e recebeu algumas ameaças. A maioria das mensgaens, entretanto, pedia que a gravação fosse divulgada o máximo possível na internet para que a ‘verdadeira mensagem’ de bin Laden fosse conhecida. Informações de Maggie Michael [AP, 25/10/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem