Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA E SOCIEDADE

As conseqüências reais…

Por Valmir Perez em 31/07/2007 na edição 444

Nestes últimos dias, temos convivido, no Brasil, com aquilo que poderíamos chamar de ‘as conseqüências reais que advêm da podridão e da mentira’.

Sim, porque o que assistimos em relação à crise aérea nacional (se é que ela existe para o governo) é conseqüência das políticas do setor aéreo que foram (ou não foram) adotadas durante anos neste país. Assim como tudo aquilo que éramos levados a pensar, e as informações que tínhamos sobre esses assuntos, estavam incorretas. Eram mentiras pregadas para nos enganar. Todas as mortes, sofrimento e tristeza das famílias envolvidas também são conseqüências de tudo isso.

E não é só! Quando as polícias do Rio de Janeiro e a força nacional sobem as favelas com aparatos de guerra e ferem e matam dezenas de pessoas, estamos vendo as conseqüências das políticas públicas e de segurança que foram adotadas (ou não) durante anos no Brasil. Assim como tudo aquilo que éramos levados a pensar, e as informações que tínhamos sobre esses assuntos estavam incorretas. Eram mentiras pregadas para nos enganar. Todas as mortes, sofrimentos e tristezas das famílias envolvidas também são conseqüências de tudo isso.

Quando assistimos aos jovens deste lindo e sofrido país trabalharem em empregos cujas exigências para ocupá-los vão além do que seria razoável, e seus salários serem por volta de um terço daquele que seus pais ganharam com muito menos qualificação alguns anos atrás, estamos assistindo às conseqüências das políticas de trabalho e emprego que foram (ou não foram) adotadas nesse país. Assim como tudo aquilo que éramos levados a pensar, e as informações que tínhamos sobre esses assuntos estavam incorretas. Eram mentiras pregadas para nos enganar. Todos os sofrimentos e tristezas desses jovens e de suas famílias envolvidas, também são conseqüências de tudo isso.

Políticas públicas de informação

Quando assistimos aos noticiários, sabemos quem rouba de verdade neste país. Quem tira dos cofres públicos todos os dias os milhões e milhões que serviriam para implementar políticas públicas verdadeiras, que fortalecem os mais humildes e asseguram tranqüilidade a todos, que nos garantem um futuro digno e uma sociedade mais justa; essa gente, como vampiros ataca suas vítimas e lhes suga todo o líquido vital, apoderando-se do que não lhe pertence – e não são punidas por isso. Então estamos assistindo à cruel conseqüência das falhas da justiça que levam à impunidade.

Sim, porque esses ladrões roubam o que era destinado aos cidadãos de bem. Quando enchem suas casas de porcarias de Miami, suas garagens de carros importados, podem ter certeza que alguém ficou sem leite, sem trabalho, sem um livro, sem uma casa, sem um pai, sem dignidade. E é essa a verdadeira história que os jornais não contam.

Já pensaram por que a mídia de informação nunca faz essa ligação? Nunca nos diz quantas pessoas morreram por falta de atendimento nos nossos hospitais públicos porque algum sabichão resolveu comprar uma casa nova num bairro de luxo?

Então, quando não somos informados que a verdade é essa, podemos ter certeza de que estamos assistindo às conseqüências das políticas públicas de informação que foram (ou não) adotadas nesse país durante muitos anos. Assim como tudo aquilo que éramos levados a pensar, e as informações que tínhamos sobre esses assuntos estavam incorretas. Eram mentiras pregadas para nos enganar. Todas as mortes, sofrimentos e tristezas das famílias envolvidas também são conseqüências de tudo isso.

******

Lighting Designer, Campinas, SP

Todos os comentários

  1. Comentou em 04/11/2009 ellis rodrigues

    esses políticos são mesmo é um filhos da putaaaaa!!!!esse redator é foda!

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem