Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

As ondas solidárias do rádio

Coincidindo com o aniversário de dois anos de independência de Timor Leste, a rádio SBS/Special Broadcasting Service, da Austrália, dedicou um programa especial de uma hora de duração para arrecadar fundos para Timor Leste.

Os ouvintes de todas as comunidades de língua portuguesa que residem no país foram convidados a fazer doações em dinheiro para dois projetos da AUSTCARE, organização sem fins lucrativos, no distrito de Bobonaro. O programa da rádio quer incentivar a solidariedade de portugueses, brasileiros e dos africanos dos PALOP com os timorenses.

O radiothon é um tipo bastante popular de programa de rádio na Austrália. Este radiothon do Programa de Língua Portuguesa da SBS, por Timor, ocorreu na Austrália no sábado, 22 de maio, das 11h ao meio-dia, horário local, em rede nacional.

A RTP Internacional (RTPi) acompanhou o radiothon em Sydney, nos estúdios da SBS, com a presença do cônsul-geral de Timor Leste em Sydney, Abel Guterres, o cônsul-geral de Portugal em Sydney, João Perestrello, a direção da SBS incluindo o diretor-geral da rádio, Quang Luu, o diretor-executivo da AUSTCARE, Michael Smith, tão conhecido de todos os timorenses pelo seu trabalho como vice-comandante da Interfet e depois das Forças de Paz da ONU na UNTAET, e lideranças comunitárias e empresariais timorenses, portuguesas e brasileiras, como Jerry de Souza, fundador do Conselho Australiano-Timorense de Comércio, Fernando Ferreira, vice-presidente da Confederação Mundial de Empresários Portugueses e Judite Machado, presidente do BraCCA/Conselho da Comunidade Brasileira da Austrália, e outros.

A RTPi transmitiu o programa para 140 países, através da sua rede mundial em português.

Quintas e sábados

A rádio SBS tem orgulho de poder participar da construção do futuro de Timor Leste, ainda que à tão pequenina escala, frente às necessidades do país. A rádio tem acompanhado o drama dos timorenses e a sua luta pela independência nas últimas duas décadas, com correspondentes permanentes em Díli e também em Lisboa, Luanda, Brasília e nas outras capitais lusófonas.

A SBS é um a emissora pública de rádio e televisão dedicada aos imigrantes do país. A rádio transmite em 68 idiomas, sendo assim a maior emissora multilíngue e multicultural do planeta. O português é considerado um programa de tamanho médio, com 4 programas semanais de uma hora de duração cada. Os programas são dirigidos a todas as comunidades de língua portuguesa na Austrália, das quais a portuguesa é a maior, seguida da brasileira, da timorense e das comunidades dos PALOP. Calcula-se que existam em torno de 50 mil falantes de português na Austrália.

O Programa de Língua Portuguesa vai ao ar em toda a Austrália às quintas e sábados das 11h ao meio-dia. Para ouvir a rádio na internet, o endereço é (www.sbs.com.au/portuguese).

******

Jornalista da SBS Radio Sydney; endereço: Locked bag 028 Crows Nest NSW 1585 – Australia; e-mail (beatriz.wagner@sbs.com.au); URL (www.sbs.com.au/radio)