Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

As voltas que a vida dá

Por Luciano Martins Costa em 10/09/2009 na edição 554

Foi na sede da Fiesp, a poderosa Federação da Indústria no Estado de São Paulo, no edifício que domina a Avenida Paulista, que surgiram as mais recentes tentativas de movimentos sociais contra a corrupção.mM


O primeiro deles, que se auto-intitulava ‘Cansei’, nasceu no meio do escândalo que ficou conhecido como ‘mensalão’.


Um dos principais estimuladores do ‘Cansei’ era o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.


Um dos grandes vilões do escândalo era o publicitário baiano Duda Mendonça, que coordenou a campanha eleitoral do presidente Lula da Silva em 2002.


Antes do escândalo do ‘mensalão’ dominar as manchetes por meses a fio, o publicitário havia sido preso e indiciado, em 2004, por participar de brigas de galo.


Todos esses antecedentes são meras curiosidades diante da revelação, feita pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira, de que Paulo Skaf contratou Duda Mendonça como consultor, para supostamente padronizar a comunicação do chamado sistema ‘S’, que inclui o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.


O primeiro resultado da ‘padronização’ já se pode verificar na televisão: desde o dia 1o. de setembro, Paulo Skaf é o garoto-propaganda do sistema ‘S’ em todos os canais, inclusive na rede interna do metrô paulistano.


Oficialmente, a Fiesp explica que a intenção da propaganda é informar que o Sesi e o Senai são mantidos com recursos das indústrias, e que ninguém melhor do que o presidente da entidade para aparecer na televisão fazendo o comunicado.


Mas, extra-oficialmente, segundo a Folha, a presença de Duda Mendonça como consultor e as aparições de Paulo Skaf na televisão são partes da estratégia para lançamento de sua candidatura ao governo de São Paulo.


Segundo o jornal paulista, o conselho político do Partido Verde, que deve lançar como candidata a presidente a senadora Marina Silva, estuda uma proposta de filiação de Skaf, que ainda não tem legenda.


Se sair candidato, o presidente da Fiesp e inspirador do frustrado movimento contra a corrupção vai ter provavelmente como coordenador de campanha um dos acusados no caso ‘mensalão’.


Os cidadãos que aderiram ao ‘Cansei’ devem estar se sentindo como verdadeiros palhaços de quermesse. 


A imprensa cansou


Os jornais brasileiros parecem esgotados, depois de quase um ano fazendo a autópsia em vida da carreira política do senador José Sarney e de sustentar a polêmica entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, em primeira votação, o projeto de emenda constitucional que aumenta em quase 15% o número de vereadores em todo o País.


E a imprensa quase não faz barulho.


O texto, que ainda precisa ser aprovado em segundo turno, é uma resposta dos congressistas a uma medida de 2004, do Tribunal Superior Eleitoral, que reduziu em 8 mil as vagas nas câmaras municipais.


Muitos parlamentares, citados pelos jornais, afirmam que, se a proposta de desfazer a decisão do TSE tiver aprovação final, irão recorrer ao Supremo Tribunal Federal.


Um dos argumentos contrários ao aumento do número de vereadores é a pressão sobre os gastos dos municípios com a inevitável contratação de assessores, compra de veículos e obras nas sedes das câmaras municipais.


A votação foi acompanhada e pressionada por uma ruidosa claque de suplentes de vereador, que entendem ter o direito de assumir suas cadeiras imediatamente, caso a emenda constitucional seja aprovada.


A despeito da evidência de que tal proposta interessa apenas aos quase 8 mil candidatos a uma boquinha no poder público, em detrimento do resto da população, a imprensa não parece muito empenhada em cobrir o assunto.


Parece que os jornais gastaram toda a energia na campanha contra José Sarney e na tentativa de dar alguma relevância à denúncia de Lina Vieira contra a ministra da Casa Civil. Já não têm a mesma garra de semanas atrás.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem