Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS > ARÁBIA SAUDITA

Ativista denuncia bloqueio de fórum online

14/08/2007 na edição 446

O ativista reformista saudita Ali al-Dumaini denunciou, na semana passada, o bloqueio sofrido por seu fórum na internet. A sanção seria parte de uma campanha de censura à liberdade de expressão liderada pelo governo da Arábia Saudita. ‘Eu quero mostrar aos órgãos governamentais e à opinião pública como certos elementos estão desrespeitando os direitos humanos’, afirmou ele em declaração divulgada em blogs.

Dumaini foi preso em 2005, com dois outros ativistas, por fazer campanha em prol de reformas políticas. Seu fórum online discute questões relacionadas a direitos humanos, tolerância e democracia. Ativistas alegam que o Ministério do Interior, administrado pelo príncipe Nayef Abdul-Aziz, fechou, nos últimos meses, diversos locais onde sauditas se reuniam para discutir temas sociais e políticos. Dez homens foram presos em fevereiro, acusados de ‘financiar o terror’. Eles alegam, entretanto, que apenas planejavam fundar um partido político.

A Arábia Saudita é dominada pela família real Abdullah, sem partidos políticos ou parlamento eleito. Aliado dos EUA, o país é o maior exportador de petróleo do mundo. Informações da Reuters [9/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem