Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Aumenta número de leitores de jornais e revistas

De acordo com estudo da Associação Nacional de Distribuidores de Publicações (ANDP) e da União de Distribuidores de Edições (UDNE), 39% dos espanhóis nunca compram revistas nem jornais, porcentagem inferior do que a registrada na pesquisa anterior, realizada em 1999 – quando os que não adquiriam publicações representavam 43% da população. Dentre os entrevistados, 32,1% afirmaram comprar jornais alguma vez na semana, 12,1%, só revistas, e 16,7%, ambas as publicações.

Daqueles que compram jornais, metade o faz todos os dias e 16,5% vão à banca pelo menos três vezes por semana. O estudo também revela que a grande maioria dos jornais é vendida pela manhã, entre 9h30 e 11h30. As porcentagens de compradores variam muito de acordo com a idade. Entre os que mais compram jornais estão as pessoas entre 45 e 54 anos, seguidos pelos que têm entre 55 e 64 anos. Desde 1999, o número de pessoas com menos de 45 anos que compram jornais vem diminuindo, enquanto a quantidade de pessoas com mais de 45 anos tem aumentado.

Do total de jornais vendidos na Espanha, 90% são sobre informações gerais, 19,2% são especificamente sobre esportes e 2%, sobre economia. Nos últimos anos, o número de jornais gratuitos aumentou nas principais cidades espanholas – 23% das pessoas lêem apenas os jornais gratuitos e 24% lêem os gratuitos e compram outro jornal.

Em relação às revistas, 28,8% dos entrevistados compram este tipo de publicação. As mais vendidas são as chamadas ‘revistas de corazón’, ou seja, as de fofocas sobre artistas e celebridades, seguidas pelas científicas e culturais, depois pelas de moda e femininas. O estudo também concluiu que 83,6% dos compradores são fiéis ao ponto de venda e sempre adquirem as publicações no mesmo lugar. Informações do El Mundo [28/12/05].