Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > OSAMA?

Barack Obama e as gafes da CNN

25/12/2007 na edição 465

Deu no Caucus, blog de política do New York Times: em duas ocasiões recentes, o senador Barack Obama, pré-candidato democrata à presidência dos EUA, foi chamado de ‘Osama’ na TV americana – as duas envolvendo o canal de notícias a cabo CNN.

Glenn Beck, que apresenta o CNN Headline News, cometeu a gafe durante entrevista ao programa Good Morning America, na rede ABC. Beck ‘engasgou’ no meio de uma frase quando começou a pronunciar ‘Osama’ em uma discussão sobre os candidatos presidenciais. ‘Nome infeliz’, comentou em seguida. No mesmo dia, a âncora da CNN Alina Cho havia cometido o mesmo erro no boletim de notícias American Newscast. ‘A campanha do senador Barack Obama tem sido infestada por falsos rumores, entre eles o de que Osama é muçulmano’, afirmou a jornalista, para se corrigir imediatamente.

Recorrente

Não foi a primeira vez – ou a segunda – que o nome de Obama foi confundido com o do líder do grupo terrorista al-Qaeda. Em janeiro, a CNN – de novo ela – exibiu uma foto de Osama bin Laden com legenda que dizia ‘Onde está Obama?’. Na ocasião, o âncora Wolf Blitzer declarou que ligaria pessoalmente para o político para se desculpar pela falha.

‘Erros com a língua acontecem ocasionalmente na TV ao vivo, não são intencionais’, afirmou uma porta-voz da CNN. ‘É ridículo tentar ver algo a mais nisso’. Em declaração, Beck brincou com sua gafe. ‘Há uns seis meses, eu me encontrei em um porão sombrio com outros direitistas para conspirar sobre como poderíamos, acidentalmente, confundir um candidato presidencial com o nome do terrorista mais procurado do mundo. Ou foi isso, ou os dois nomes têm apenas uma letra diferente e eu me enganei’, afirmou.

Mas não é só na televisão que o pobre Obama sofre com as confusões com seu nome. Em outubro, o político Mitt Romney, pré-candidato republicano, usou o nome do senador duas vezes enquanto fazia comentários sobre terrorismo. Informações de Brian Stelter [blog The Caucus, The New York Times, 19/12/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem