Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > ITÁLIA

Busca em casa de repórter que denunciou Berlusconi

14/12/2007 na edição 463

A polícia italiana realizou uma busca na casa do jornalista Giuseppe d´Avanzo na quinta-feira (13/12), um dia após a publicação de uma matéria de sua autoria, no jornal La Repubblica, com a revelação de que o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi está sendo investigado por suspeita de tentar corromper senadores. A promotoria de Nápoles confirmou a denúncia.


No artigo, D´Avanzo afirmou que Berlusconi – premiê de 2001 a 2006 – teria prometido ao senador de centro-esquerda Nino Randazzo um cargo em um ministério caso o ajudasse a derrubar o governo do atual primeiro-ministro, Romano Prodi. O texto citava transcrições de conversas telefônicas grampeadas. As informações foram também confirmadas pelo senador.


O senado, por sua vez, considera a aprovação de uma lei que pode proibir que veículos de imprensa publiquem transcrições de conversas telefônicas obtidas em investigações judiciais em andamento. Casos que envolvem figuras públicas costumam fazer a festa dos jornais italianos, que divulgam páginas inteiras de transcrições telefônicas. Uma proibição deste tipo seria um verdadeiro golpe ao jornalismo investigativo do país.


Tendência


A busca na casa de D´Avanzo ocorre uma semana após oficiais da inteligência francesa revistarem a casa do repórter Guillaume Dasquié em Paris por suspeita de ligação com um vazamento de informações, e o manterem sob custódia por dois dias. ‘Em toda a Europa vemos um aumento em casos de jornalistas pressionados a revelar suas fontes’, declarou a organização Repórteres Sem Fronteiras [14/12/07]. ‘É uma tendência perigosa que intimida repórteres e ameaça o jornalismo investigativo, e deve ser interrompida. A confidencialidade das fontes jornalísticas deve ser protegida na Europa’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem