Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > FALSO ESPECIALISTA

Canal americano conclui investigações sobre consultor

24/10/2007 na edição 456

A rede de TV americana ABC News encerrou esta semana uma segunda investigação sobre Alexis Debat, consultor que foi demitido por falsificar seu currículo, e mais uma vez chegou à conclusão de que as informações fornecidas por ele à rede eram idôneas. Debat foi suspenso em maio e demitido em junho depois que se descobriu que seu título de doutor na universidade Sorbonne era falso. O consultor – especialista em segurança nacional dos EUA – trabalhava para a emissora desde 2001. Uma primeira investigação sobre as reportagens que continham dados fornecidos por ele foi efetuada na ocasião da demissão, e nada de errado foi encontrado.


Três meses depois, Debat foi acusado pelo sítio francês Rue 89 de falsificar algumas entrevistas publicadas na revista Politique Internationale, com personalidades como Barack Obama, Bill Clinton e Bill Gates, dentre outras. Depois desta acusação, a emissora decidiu analisar novamente todo o material com informações ligadas a Debat. Apenas quatro encontros no Paquistão não puderam ser confirmados, mas nada que indicasse alguma falsificação. ‘Estas reuniões não foram relevantes, pois nenhuma informação proveniente delas foi utilizada nas matérias da rede’, afirmou David L. Westin, presidente da ABC News.


Cautela


Após o incidente com Debat, a ABC determinou que realizará mudanças em seu sistema de contratação de consultores, checando referências de antigos empregos e informações acadêmicas, noticia Brian Stelter [New York Times, 23/10/07]. Westin ainda informou em memorando que a unidade jornalística se envolverá em todas as decisões de contratação e divulgará situações críticas envolvendo consultores. ‘A emissora está contratando estas pessoas não por suas qualidades jornalísticas, mas por suas especialidades. Por isso, é óbvio que estas especialidades devem ser genuínas’, opina Tom Rosenstiel, diretor do Project for Excellence in Journalism.


 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem