Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

FEITOS & DESFEITAS > ‘CHARLIE HEBDO’

Cartunista que fez primeira capa pós-atentado vai deixar o jornal

Por OG em 26/05/2015 na edição 852
Reproduzido do Globo.com, 19/5/2015; título original “Cartunista que fez primeira capa do 'Charlie Hebdo' pós-atentado vai deixar o jornal”

O cartunista Renald Luzier, quem fez a primeira capa do jornal satírico “Charlie Hebdo” após os atentados de 7 de janeiro, afirmou nesta terça-feira que deixará a publicação em setembro. Luzier, conhecido como Luz, disse ao diário francês “Liberation” que o trabalho ficou “insuportável” após a morte de seus colegas. Doze pessoas foram mortas quando extremistas islâmicos atacaram a sede do jornal em Paris, num caso que chocou o mundo.

– Cada edição é uma tortura porque os outros já se foram – relatou o cartunista.

Luz, que começou a trabalhar na publicação em 1992, disse que sua demissão foi uma escolha pessoal.

– Passar as noites sem dormir evocando os mortos, imaginando o que Charb, Cabu, Honore e Tignous teriam feito é exaustivo – acrescentou.

Depois do ataque, a equipe sobrevivente do jornal produziu uma capa intitulada “Tudo está perdoado”, acompanhada de um cartum de Maomé, assinado por Luz, segurando uma placa “Eu sou Charlie”. A frase virou o lema das manifestações que seguiram o atentado contra a violência extremista. Desenhos satíricos de Maomé são considerados ofensivos pela maioria dos muçulmanos.

Luz, de 42 anos, só sobreviveu ao ataque porque acordou atrasado para o trabalho. Entre os 12 mortos está o diretor da publicação, Stephane Charbonnier, conhecido como Charb. Também morreram os cartunistas Georges Wolinski, considerado uma lenda dos cartuns na França, e Cabu.

Durante o atentado, os atiradores citaram o nome “do profeta” (Maomé) e gritaram “Allaou Akbar” (”Deus é grande”).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem