Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA EM QUADRINHOS

Censura e pirataria na rede

Por Wemerson Augusto em 19/02/2008 na edição 473

A mídia de entretenimento registrou nesta semana dois episódios graves, que talvez sejam recorrentes na atualidade. O primeiro é a disponibilização dos internautas na internet das histórias em quadrinhos das editoras Marvel e Dc Comics, muito antes do lançamento em banca. Fato que está gerando desentendimentos entre as empresas e sites especializados na arte.

A outra passagem é a censura ao fotolog – diário de fotos na web – do ilustrador baiano Túlio Carapiá. O desenhista da revista Front teve na última semana sua conta bloqueada. O profissional utilizava o site de hospedagem de imagens para mostrar um pouco do seu trabalho.

Segundo consta, o bloqueio ocorreu devido à representação de desenhos sensuais na página de Carapiá. Neste ato, os censores igualaram o artista brasileiro, a páginas e perfis fictícios com finalidades de ponte ao comércio sexual.

Perdeu com este comportamento do portal, a brasilidade, o traço brasileiro e o bom-senso. Espera-se que os analistas responsáveis por estes casos sejam mais maduros e profissionais. Não é possível permitir que mecanismos como os adotados enquadrem a arte como ato criminoso.

Controles e descontroles

Da mesma forma, acredita-se que os scans – documentos escaneados – dos quadrinhos das duas principais editoras do mundo são respostas aos altos valores cobrados. O procedimento adotado pelos fãs podem não ser os melhores, mas têm finalidade participativa e inclusiva.

Todo o material é disponibilizado na íntegra, com o devido crédito aos desenhistas, roteiristas e demais profissionais envolvidos na edição. Conforme a edição em banca. Detalhe: tudo gratuito.

Diante disso, guardadas as suas diferenças, os dois episódios redesenham os controles e descontroles do mundo virtual. Cabe aos leitores e internautas contribuir e zelar pelos conteúdos justos e comprometidos pela inclusão e participação de todos.

******

Jornalista, pós-graduando em Linguagem, Cultura e Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem