Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

COI muda horários para satisfazer TV americana

30/10/2006 na edição 405

Quando o assunto é esporte, o dinheiro fala mais alto. O Comitê Olímpico Internacional anunciou, na semana passada, que irá transferir as finais de natação e ginástica das Olimpíadas de Pequim para o período da manhã. O pedido foi feito pela principal parceira televisiva do COI, a rede americana NBC, que investiu US$ 3,5 bilhões para transmitir as três edições dos Jogos de 2000 a 2008.

Explica-se: entre Pequim e Nova York, há uma diferença de 12 horas. Se os eventos fossem todos marcados para a noite, a audiência americana despencaria, pois as transmissões ao vivo seriam de manhã. ‘Nós ficamos felizes com o anúncio’, afirmou o porta-voz da NBC Sports, Mike McCarley. ‘[A mudança de horário] vai permitir que os dois esportes olímpicos mais populares nos EUA sejam vistos ao vivo aqui’. O Comitê Olímpico dos EUA também aprovou a mudança. ‘O que importa é que o COI está dando quase dois anos para que todos possam se adaptar ao novo horário’, afirmou o porta-voz.

Quem não gostou nada da decisão foram os australianos, a apenas dois fusos da China. Natação é um esporte tremendamente popular no país e será televisionado por lá bem cedo. ‘O que me deixa irritado é que o COI tomou a decisão por razões comerciais, não pelo bem do esporte’, afirmou o técnico da equipe australiana, Alan Thompson. De fato, dinheiro proveniente de emissoras de TV foram responsáveis por 53% da receita do Comitê de 2001 a 2004.

Negociações

As negociações sobre a troca de horários entre o COI, emissoras que compraram os direitos de transmissão e federações esportivas duraram meses a portas fechadas. A NBC ainda tentou fazer com que mais jogos de basquete e atletismo fossem transmitidos no horário nobre americano, mas o COI decidiu que as finais, com exceção da maratona, acontecerão à noite.

Os membros do conselho do COI levaram em consideração experiências de Olimpíadas passadas para tomar as decisões. Nos Jogos de Seul, em 1988, as competições de Natação, ginástica e atletismo foram realizadas pela manhã. Em 2000, na Austrália, elas foram mantidas à noite, e a audiência americana caiu abaixo das expectativas. Informações de Charles Hutzler [AP, 26/10/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem