Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > CORRESPONDENTES

Com a crise, cargo enfrenta declínio

26/02/2008 na edição 474

Quando Matt Beynon Rees deixou seu cargo de chefe de redação da sucursal da revista Time em Jerusalém, há alguns anos, tinha poucas opções para sua carreira: ou encontrava outro emprego em jornalismo ou seguia seu sonho de ser escritor. A escolha não foi difícil. Como muitos profissionais de imprensa, Rees estava desiludido com a crise e os cortes de empregos e gastos no setor. ‘O papel dos correspondentes internacionais foi atingido em cheio quando os lucros publicitários passaram a cair’, diz, lembrando que muitas empresas passaram a eliminar sucursais internacionais para conter custos.

O jornalista, que havia se mudado de Nova York para Israel em 1996, após sair da Bloomberg News, lançou no começo deste mês o livro A Grave in Gaza, pela Soho Press. É a segunda publicação de uma série de romances que contam a saga do personagem Omar Yussef. A mudança de carreira ratifica o fato de que o cargo de correspondente estrangeiro está em declínio. De acordo com artigo publicado no Washington Post, de 2002 a 2006, o número de correspondentes de jornais no exterior caiu de 188 para 141.

Com esta diminuição, quem perde é o público, privado de informações. ‘Sentimos falta da compreensão de mundo’, desabafa Rees. ‘Sei, ao conversar com amigos que são correspondentes no Oriente Médio, que o custo é imenso no Iraque, pois eles têm de ter toda uma infra-estrutura lá – carros blindados, guarda-costas e Deus sabe o que mais’. O ex-correspondente sugere que as organizações de mídia usem os recursos financeiros de forma mais eficiente no exterior. ‘Os correspondentes podem trabalhar de casa e não têm de ficar nos hotéis mais caros’, exemplifica. Informações de Jon Friedman [MarketWatch, 20/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem