Segunda-feira, 25 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

FEITOS & DESFEITAS > AGÊNCIA PREMIADA

Com as bênçãos de D. Hélder

Por Gabriel Perissé em 07/11/2006 na edição 406

Em 2005, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil concedeu o troféu D. Hélder Câmara de Imprensa à Agência de Informação Frei Tito para América Latina e Caribe (Adital), na categoria Grande Mídia. Este prêmio existe desde 2002 e é uma forma de valorizar iniciativas na área de comunicação que a Igreja católica no Brasil julga relevantes, logicamente segundo o ponto de vista dos bispos católicos brasileiros. Em 2006, um dos ganhadores foi a Rádio Jovem Pan, pelo valor humano, ético, social e cristão do ’39º Sermão da Paixão’, apresentado no dia 14 de abril deste ano.

Voltemos à Adital. Trata-se de uma agência de notícias em formato de revista eletrônica. Acesso o site no dia 2 de outubro, de manhã. Entro em contato com Nicarágua, Paraguai, Cuba. A seção de charges traz desenhos de Porto Rico e Colômbia, com forte dose de antiamericanismo. Em outros momentos, quando se fala de religião católica, o Papa é o alvo: ‘Funciona na cabeça do Papa Bento XVI o despotismo papal formulado ainda em 1302’.

Há uma seção nobre dentro do site. A que traz a opinião de colaboradores que se identificam com a proposta da Adital.

Traços ‘heréticos’

O monge beneditino Marcelo Barros faz uma crítica aos ‘nossos fundamentalismos pessoais e sociais’, e cita Lutero, o que certamente incomoda os chamados ‘conservadores’. Estes dizem que o monge é pseudo-monge.

Luiz Hernández Navarro, do jornal mexicano La Jornada, comenta a morte do jornalista Brad Will, que ‘nasceu nos Estados Unidos, tinha 36 anos de idade e era jornalista da rede alternativa Indymedia’. Foi assassinado em 27 de outubro. Até onde sei o fato não caiu nas graças da mídia.

Em tom de festa, Emir Sader faz um elogio à esquerda revivida contra uma revivida direita, um elogio à coerência dos que acreditaram no PT e, apesar dos pesares, continuam fiéis à proposta original.

Frei Betto também escreve em tom elogioso e esperançoso a favor de Lula. Seria interessante ver a reação facial de Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi lendo esses artigos.

Outro texto a ler, o de Altamiro Borges, em que Bush, Opus Dei e TV Globo são devidamente descascados.

Premiada pela CNBB, a Adital tem um discurso cristão, com fortes traços ‘heréticos’, como de herético era tachado Hélder Câmara. Se estivesse vivo o ‘bispo vermelho’, neste site escreveria.

******

Doutor em Educação pela USP e escritor; www.perisse.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem