Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Comercial com beijo gay retirado do ar no Reino Unido

A agência publicitária AMV BBDO, que, no ano passado, ganhou um contrato de quase US$ 20 milhões para produzir peças da Heinz para o Reino Unido, não estreou bem. Seu primeiro comercial para a fabricante de condimentos ficou menos de uma semana na TV e foi retirado do ar porque exibia um beijo gay que não agradou nada aos telespectadores britânicos.


A peça, que anuncia uma maionese, começa com uma manhã em família; filho e filha se preparam para ir à escola e o pai se arruma para o trabalho. As crianças vão à cozinha para pegar sua merenda e pedem sanduíches a um homem com sotaque nova-iorquino vestido com uma roupa de chef de cozinha, a quem chamam de ‘mamãe’. O pai também se despede do homem, dizendo ‘Te vejo à noite, amor’. O cozinheiro então pergunta se o marido não está esquecendo de algo, e eles se beijam. Segundo a agência, o conceito era mostrar que a maionese tem um sabor tão bom ‘que é como se você tivesse uma lanchonete de Nova York na sua cozinha’.


Desculpas


A empresa desculpou-se aos telespectadores depois que a Advertising Standards Authority, órgão que controla o mercado publicitário no Reino Unido, recebeu 200 reclamações alegando que a cena dos dois homens se beijando era inapropriada, ofensiva e não adequada a crianças. Alguns pais reclamaram que o comercial gerava o difícil dilema de discutir com os filhos o assunto do homossexualismo.


Nigel Dickie, diretor de assuntos corporativos da Heinz Reino Unido, afirmou que a intenção era deixar o comercial no ar por cinco semanas e que o objetivo era apresentar algo com humor. ‘É nossa política ouvir os consumidores. Reconhecemos que alguns tiveram preocupações com o conteúdo do anúncio e isto fez com que decidíssemos retirá-lo da TV’, disse. Informações de Mark Sweney [The Guardian, 24/6/08]