Terça-feira, 21 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Como a Folha briga com a notícia

Por Celso Lungaretti em 21/04/2009 na edição 534

O jornal da ditabranda serve como paradigma do tratamento que a imprensa brasileira está dando ao caso Cesare Battisti: trombetear todas as notícias desfavoráveis (quase sempre tendenciosas) e minimizar as que reponham a verdade dos fatos.

Assim, a Folha de S.Paulo nem sequer noticiou que a OAB acaba de posicionar-se consistentemente a favor da decisão do governo brasileiro, que concedeu refúgio humanitário ao escritor italiano; e contra a estapafúrdia pretensão do presidente do STF, Gilmar Mendes, de mudar a jurisprudência sobre o refúgio, consolidada em várias decisões do próprio Supremo, para atender a pressões estrangeiras e à grita histérica da direita brasileira.

Relegou a informação indesejável à Folha On Line, como sempre faz quando está brigando com a notícia e quer ter uma atenuante para as críticas que inevitavelmente lhe farão.

Rótulo alterado para ‘ex-terrorista’

Nem o velho Estadão, que em 1964 participou ativamente da trama para derrubada do governo legítimo de João Goulart, espezinha hoje tão desavergonhadamente as boas práticas jornalísticas: a tomada de posição da OAB entrou na edição escrita, com tratamento editorial correto, sem distorções.

Vale lembrar que, na Folha de S.Paulo, as notícias negativas sobre Battisti vinham com chamada de capa qualificando-o de ‘terrorista’, numa óbvia tentativa de fazer o leitor desinformado crer que se tratasse de outro Bin Laden – e não de alguém que depôs as armas há três décadas sem nunca tê-las disparado e, desde então, vem levando vida pacata e sofrida.

Depois de muitas queixas de cidadãos com espírito de justiça, o rótulo foi alterado para ‘ex-terrorista’…

***

A íntegra do parecer do jurista José Alonso da Silva, acatado pela Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, está aqui.

******

Jornalista, escritor e ex-preso político, mantém os blogs aqui e aqui

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem