Terça-feira, 18 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Concentração em debate

21/05/2011 na edição 171

Em tempos de desregulamentação da propriedade de veículos de comunicação, em especial nos Estados Unidos, o Media Channel apresenta ao leitor um ótimo guia sobre concentração de mídia.

‘Diversidade, democracia e acesso: a concentração de mídia é uma crise?’, é o nome do especial, uma extensa compilação de links de diferentes sítios e fóruns de discussão. ‘Por que regras de propriedade importam e o que você pode fazer’ reúne artigos sobre o debate dos limites de propriedade (incluindo visões pró e contra) e seu efeito sobre o jornalismo, a pluralidade de opiniões e a democracia. Em outra seção, relatos descrevem a legislação do setor em diversos países – EUA, Canadá, Reino Unido, Coréia, Hungria e Malásia – ao lado de gráficos explicativos.

O principal objetivo deste especial é incentivar e orientar o público a (re)agir. Trata-se de material indispensável para acompanhar a disputa legal entre conglomerados de mídia e grupos em defesa do interesse público. Uma declaração da Federação Internacional de Jornalistas, de maio de 2001, é reproduzida na página para lembrar os riscos de se guiar pela lei do mercado: ‘Exigimos tolerância zero com a violência contra jornalistas e a liberdade de imprensa. Mas hoje surgem de dentro da mídia ameaças mais sutis à liberdade de expressão, como resultado da concentração dos meios de comunicação, da globalização e da cultura de ambição dentro da indústria.’ Em inglês.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem