Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Concurso anuncia vencedores de 2004

Por Leticia Nunes em 15/02/2005 na edição 316

A World Press Photo, mais importante premiação internacional de fotojornalismo, anunciou na sexta-feira (11/2), os vencedores de sua 48° edição. Por meio de um júri formado por fotógrafos e editores de fotografia, a organização selecionou as melhores fotos de 2004 em 10 categorias (principais fatos do ano, notícias gerais, assuntos atuais, personagens em notícias, cotidiano, retratos, natureza, esportes e ação, eventos esportivos, e artes e entretenimento, além da foto do ano). Foram premiados 59 fotojornalistas de 24 países. Este ano, o concurso quebrou o recorde de trabalhos inscritos: 4.266 fotógrafos profissionais de 123 países participaram com 69.190 imagens.

Luto

A foto vencedora, escolhida como a melhor de 2004, fora tirada três dias antes do fim do ano, em Cuddalore, na Índia. Mostra uma mulher que chora, agachada, a morte de alguém querido na tragédia dos tsunamis que assolaram grande parte do sudeste asiático, em 26/12. Em vez dos milhares de corpos de vítimas, amontoados ou enfileirados, a imagem, registrada pelo indiano Arko Datta, revela apenas o detalhe de um braço estendido no chão de areia – o suficiente para identificar o motivo do sofrimento da mulher.

Datta, que trabalha para a agência de notícias Reuters, receberá 10 mil euros e uma câmera digital Canon, empresa que patrocina o evento. O prêmio será entregue em uma cerimônia na galeria Oude Kerk, em Amsterdã, em abril. Na ocasião, três mostras serão abertas ao público: além dos trabalhos dos vencedores do concurso, serão expostos na galeria uma retrospectiva do trabalho de Datta e o resultado de um workshop organizado pela WPP e pela ASEF (Asia-Europe Foundation) no Vietnã, em 2004, intitulado ‘Paisagens Urbanas’.

Os trabalhos premiados serão expostos na Holanda de abril a junho. Depois deste período, a exposição viajará, ao longo do ano, para 85 lugares em todo o mundo.

Brasil premiado

O brasileiro José Francisco Diório, da Agência Estado, foi premiado na categoria notícias gerais com uma foto de um incêndio na favela Buraco Quente, em São Paulo. A foto foi tirada em agosto do ano passado e publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

Todas as fotografias vencedoras podem ser vistas no sítio da World Press Photo (http://www.worldpressphoto.com/index.php?option=com_photogallery&task=blogsection&id=7&Itemid=87&bandwidth=high)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem