Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Contratação de muçulmano na BBC gera polêmica

19/05/2009 na edição 538

A BBC recebeu mais de 100 reclamações sobre a indicação do primeiro muçulmano para o cargo de diretor de religião e ética da rede, noticia Leigh Holmwood [The Guardian, 15/5/09]. Aaqil Ahmed, executivo do Channel 4, tornou-se o segundo não cristão a ser indicado para o cargo em 87 anos. O primeiro havia sido o agnóstico Alan Bookbinder, em 2001. A maioria das reclamações deve-se justamente ao fato de ele não ser cristão.

Em declaração, a rede disse que recebeu queixas sobre a decisão de apontar um não cristão como diretor de religião e ética. ‘O compromisso da BBC com a transmissão religiosa – e como parte dominante, cristã – está garantido. Aaqil Ahmed foi indicado por ser o melhor candidato ao cargo. É norma da BBC recrutar funcionários com base na experiência e requisitos para o cargo, e não com base na fé’, declarou a rede. ‘Aaqil tem quase 10 anos de experiência em transmissão religiosa – primeiro na BBC, onde foi subeditor de documentários sobre religião, e mais recentemente como gerente de religião e multicultural no Channel 4, onde era responsável por diversos programas. Sendo o cristianismo a maior fé no Reino Unido, cristãos são e serão a audiência chave para este tipo de programação da BBC’.

A Igreja da Inglaterra já havia levantado questões sobre a programação religiosa na BBC, com o Arcebispo de Canterbury, Dr. Rowan Williams, tendo reportado no mês passado que havia falado com o diretor-geral, Mark Thompson, sobre o fato da ‘voz cristã’ estar sendo deixada de lado. Já o bispo de Manchester, reverendo Nigel McCullock, disse que Ahmed assume o posto com boa reputação. ‘Em um período em que a cobertura de religião da BBC vem gerando reclamações, a Igreja da Inglaterra estará de olho no futuro da religião e ética na emissora’, afirmou.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem