Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Credibilidade da imprensa no papel

Alguns leitores mais atentos de jornais podem perceber que, no expediente, há referências à empresa que audita a publicação. Temos até alguns clientes na área para auditorias de tiragem e distribuição. Talvez muitos nem se importem com o fato, mas isso representa uma ótima notícia para o veículo e para o leitor. A validação da tiragem e distribuição feita por empresas de auditoria de ponta, além de conferir credibilidade ao jornal, atrai mais anunciantes, que podem confiar que estão atrelando a imagem de seu produto a um veículo responsável. Também passa mais credibilidade e confiabilidade ao leitor.

Segundo o Projeto Inter-Meios, que se baseia em informações fornecidas pelos veículos de comunicação, a publicidade brasileira movimentou R$ 9,9 bilhões nos primeiros cinco meses do ano, um crescimento de 27,25% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao atrair mais anunciantes, os veículos têm sua receita elevada e podem investir ainda mais na contratação de profissionais qualificados, reforçando o conteúdo editorial.

Nos últimos anos, temos percebido uma participação maior das auditorias no mercado editorial. Em um futuro próximo, dificilmente algum veículo conseguirá crescer ou manter sua receita de anúncios sem comprovar a tiragem e distribuição por meio de uma auditoria terceirizada. O crescimento do mercado de auditorias em jornais coincide com o da circulação das mídias impressas. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), a tiragem aumentou 2% em relação ao mesmo período de 2009, com expectativas de crescimento de mais 5% até o fim do ano. De janeiro a junho, a média de circulação dos jornais no Brasil foi de 4.255.893 exemplares/dia.

A auditoria em veículos de comunicação

A auditoria de circulação em jornais teve início em 1847, com um conflito existente entre dois grandes jornais americanos, o New York Herald e o New York Tribune. Somente em 1889 inicia-se a história do controle de Circulação de Jornais e Revistas com a Association of American Advertising.

No Brasil, a auditoria em veículos de comunicação teve seu marco inicial com a criação do IVC, em 1961, referendada por Associação Brasileira de Propaganda (ABP), Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap). A fundação contou também com apoio de grandes veículos e agências de propaganda.

Atualmente, o IVC realiza a divulgação de informações e auditorias de mais de 400 publicações afiliadas. Também por isso, é cada vez mais frequente a divisão desses trabalhos com empresas de auditoria, que podem aplicar sua vasta experiência e metodologia ao trabalho.

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Sócio-diretor da Crowe Horwath RCS para Auditoria e Sustentabilidade