Terça-feira, 25 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1043
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Debate no Senac São Paulo

19/05/2009 na edição 538

A necessidade de um jornalismo capaz de apreender o cotidiano em sua complexidade e retratá-lo com narrativas questionadoras, analíticas e surpreendentes, aproximando-se da literatura, será o tema do debate que o Jornalirismo e o Senac São Paulo realizam no próximo dia 26 de maio, em São Paulo.

O ‘4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário’ reunirá alguns dos principais profissionais da comunicação e cultura brasileiras.

Os palestrantes

Eliane Brum, repórter especial da revista Época, vencedora dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, como o Esso e o Vladimir Herzog, e autora dos livros Coluna Prestes: O Avesso da Lenda, A Vida que Ninguém Vê e O Olho da Rua – Uma repórter em busca da literatura da vida real.

Pedro Bial, repórter e apresentador da Rede Globo, escreveu Crônicas de Repórter, sobre experiência como correspondente internacional, dirigiu Outras Estórias, longa-metragem baseado na obra de Guimarães Rosa, e comandou Espaço Aberto, programa de TV com personalidades da literatura.

Daniel Piza, editor-executivo e colunista de cultura do jornal O Estado de S. Paulo. É autor dos livros Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro, Mistérios da Literatura – Poe, Machado, Conrad e Kafka, Perfis & Entrevistas e Contemporâneo de Mim, entre outros.

Sergio Vilas Boas, repórter e professor universitário, vinculado à ABJL, Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu Os Estrangeiros do Trem N, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem, Biografias & Biógrafos e Perfis, entre outros.

Allan da Rosa, poeta e dramaturgo, organizador do selo Edições Toró (Movimento de Literatura Periférica e Comunicação Independente). Integra a Cooperifa e o grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros. Também é historiador e educador em matriz afro-brasileira e autor dos livros Vão, Da Cabula e Zagaia, entre outros.

Temas e programação

Entre os assuntos que o ‘4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário’ terá como ponto de partida estão o olhar da compaixão e da subversão, o jornalismo como gênero literário de não-ficção e instrumento de questionamento do mundo, a capacidade ou incapacidade da narrativa jornalística de oferecer descobertas sobre a realidade que se arrisca a retratar.

O ‘4º Jornalirismo Debate: Jornalismo Literário’ acontece das 19h às 22h30 do dia 26 de maio, terça-feira, no Senac Lapa Scipião: rua Scipião, 67, Lapa, zona oeste da capital paulista (esquina com a rua Guaicurus, ao lado da Estação Ciência e da estação de trem da Lapa).

A entrada é solidária: 1 quilo de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4828 4280 ou pelo e-mail jornalirismo@eventar.com.br.

O ‘4º Jornalirismo Debate’ marca também o lançamento oficial do curso livre de Jornalismo Literário do Senac São Paulo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem