Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

FEITOS & DESFEITAS > JORNALISTAS & BLOGUEIROS

Questão de profissionalismo, coerência e ética

Por Ercília Ribeiro em 24/04/2012 na edição 691

O empate já foi tema de muitos debates e matérias na mídia, mas a discussão parece não ter término. Afinal, qual a diferença entre o blogueiro e o jornalista? Primeiro é preciso compreender as diferenças entre a pessoa que escreve por hobby e a outra que depende disso para o próprio sustento. O jornalista é o profissional que ao executar seu ofício deve procurar isenção, reportar, não opinar, não adjetivar e prestar serviço de acordo com os interesses e necessidades da população. Geralmente a execução de sua rotina depende do editorial. Já o blogueiro é a pessoa que define suas regras, o modo como será redigido texto, possui toda a liberdade de opinar, fazer publicidade e divulgar aquilo que acha interessante sem qualquer privação.

Porém, com o aquecimento do mercado de comunicação e o movimento migratório do jornalismo tradicional para o digital, muitos jornalistas se tornaram blogueiros. Exemplo disso é o espaço que os blogs ganharam nas versões digitais de grandes veículos jornalísticos. Mas, apesar de mudar a forma não mudou a maneira de exercer a profissão. Tudo isso é uma questão de profissionalismo, coerência e ética. Um jornalista pode ser um excelente blogueiro, já o contrário não é garantia.

De modo geral, os blogueiros não possuem o compromisso de manter e seguir as regras básicas do jornalismo. Por exemplo, ao visitarmos blogs, é comum encontrarmos publicidade, textos com muita opinião e, por que não dizer, mensagens com o termo “compre” disfarçadas. Mas há espaço para todos na internet. O jornalista e o blogueiro devem ter o seu devido reconhecimento no mercado de trabalho. O jornalista deve continuar com sua procuração, que recebe da sociedade ao final dos quatro anos de faculdade, para defender seus interesses e o blogueiro, honrar sua missão de entreter com opiniões menos informais e pessoais.

***

[Ercília Ribeiro é estudante de Jornalismo, São Paulo, SP]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem