Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Aborto de anencéfalos

É interessante falar que a igreja católica, representada no Brasil pela CNBB, não foi ativa nas colocações sobre o aborto de anencéfalos, pois a própria mídia não valorizou a audiência pública que o Supremo realizou sobre o tema. Lá se poderia explorar o assunto. O próprio programa do Observatório da Imprensa me impressiona por não ter chamado algum representante de comunicação da CNBB para dar sua versão sobre o que se fala. É decepcionante (Saulo de Assis Salviano Silva, cirurgião dentista, Paulista, PE)

 

Aborto e religião

Por que vocês ignoram que muitas pessoas contrárias ao aborto justificam essa posição, sem nenhum argumento religioso? Por que o programa trata a questão como um debate entre pessoas favoráveis ao aborto e religiosos contrários? Vocês sabem que muita gente é contrária ao aborto por razões que nada têm a ver com religião (Victor Gonzalez, administrador, Rio de Janeiro, RJ)

 

Aborto em questão

É justo que o Estado, que é de todos, tão pregado pelos abortistas, aprove, e pior do que isso, financie (o que automaticamente significa incentivar ou pelo menos negligenciar suas responsabilidades) o assassinato de seres humanos totalmente indefesos vivendo no momento ainda no ventre materno? É obvio que não. Não é justo! A imprensa vive como sempre à mercê daquilo que dá ibope, não importando se é justo ou não, se é humano ou não. Pela lógica de todas as regras sociais, os maiores devem proteger os menores. Por que então não se respeita na questão de impedir assassinatos os direitos dos pequenos? Vejam que eu nem citei qualquer religião. Uma sociedade não pode se destruir habilitando socialmente a prática do “direito” de assassinatos (Edivar Martins Alves, cirurgião dentista, Eldorado, MS)

 

Um cérebro “ausente”

Coisas bizarras acontecem ao redor do mundo diariamente, mas algumas realmente nos assustam. Médicos do hospital francês de La Timone, em Marselha, examinaram o caso raro de um homem que leva uma vida normal, apesar de ter um “cérebro praticamente ausente” nas imagens de ressonância magnética, revela a revista britânica The Lancet. Atualmente casado e pai de dois filhos, o francês de 44 anos, que não teve o nome revelado, é funcionário público. Ele foi ao hospital em 2003 devido a um problema de locomoção. A equipe do médico Lionel Feuillet diagnosticou uma hidrocefalia não comunicante, o que compreende um aumento da quantidade de líquido na cabeça. A ressonância magnética revelou “imagens muito infrequentes, com cavidades ventriculares enormes”, explicou o neurologista. “O cérebro em si, a substância cinzenta e a substância branca, estão comprimidas nas paredes do crânio.” Para Feuillet, esse caso de “discordância entre a ressonância muito inquietante e uma vida praticamente normal” representa “uma mensagem de esperança”. Apesar de o coeficiente intelectual (QI) do paciente ser de 75 (abaixo da média considerada normal de 80), isso não impediu seu desenvolvimento ou sua vida em sociedade, destacou o especialista. Hoje em dia ele segue sua vida normalmente (Claudio Renato Miranda Pinto, contador-perito, Rio de Janeiro, RJ)

 

Greve na Rede TV!

Os funcionários da Rede TV! estão em greve devido à ausência de pagamento de FGTS, entrega de guias de seguro desemprego e de homologações. 30% do efetivo foi demitido e os funcionários não receberam seus direitos. A notícia está no site do Sindicato de Radialistas de SP. Será que a historia da TV Manchete vai se repetir? (Patricia Oliveira, radialista, Rio de Janeiro, RJ)

 

Veja: do alto tudo é melhor!

Sou endocrinologista pediátrica e fiquei desapontada com a capa e a reportagem da edição de 25 de abril de 2012 da revista Veja. O enfoque para alertar pais e mães a buscar auxílio médico quando identificarem baixa estatura ou puberdade precoce em seus filhos ficou minimizado pela exaltação dos indivíduos altos. Fazemos o possível para identificar e tratar quem necessita de tratamento e foi triste ver que a matéria contribuiu para reduzir ainda mais a autoestima de quem não cresceu como gostaria e não tem condições mais para isso. Há critérios a serem seguidos na avaliação do crescimento e da puberdade e ninguém cresce de maneira simplista nem segundo sua própria vontade (Soraya Milani, médica, Ribeirão Preto, SP)

 

Direitos autorais

Sou chargista e foi publicada uma charge minha em um informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, Órgãos Classistas, Associações, Confederações e Federações dos Empregados e Empregadores Intermunicipais no Rio de Janeiro – Sintesi-RJ sem minha autorização, com o texto adulterado e retiraram a minha assinatura. Veja o link. A Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98, em seu Artigo 22 diz que o autor tem os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Além do inciso XXVII, do artigo 5º, da Constituição de 88, que assegura ao autor o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras e que me dá todo o direito de cobrar pela publicação indevida. Com certeza, eles, como Sindicato, devem ter conhecimento (Newton Silva, chargista, Fortaleza, CE)

 

 

Igrejas evangélicas

É maravilhoso este programa, sempre o assisto. Muito bom o comentário do Dines sobre laicismo e o do filósofo Queirós sobre o UFC. Gostaria que tratassem do tema das igrejas evangélicas, que estão proliferando no Brasil e dizem curar depressão e outras patologias. Isso está demais (Lidival Cardoso, psicólogo, Bragança, PA)