Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

FEITOS & DESFEITAS > OLÍMPÍADAS 2012

Pílulas olímpicas

Por Eduardo Ohata e Bernardo Itri em 07/08/2012 na edição 706
Notas reproduzidas da coluna “Painel FC nos jogos Olímpicos”, da Folha de S.Paulo

>> 30/7/2012

Renomeado. Por causa da restrição de uso do nome da Olimpíada, até mesmo estabelecimentos tiveram de alterar seus nomes. Em Londres, o restaurante “Olympics” virou “Lympics” durante os Jogos.

Santo de casa. Apesar de a Samsung ser a patrocinadora de Londres-12, na arena ExCel, onde acontecem as competições de judô e boxe, os monitores utilizados eram Panasonic.

>>1/8/2012

Pop. As medalhas conquistadas por Sarah Menezes e Thiago Pereira na Olimpíada aumentaram a popularidade dos dois instantaneamente nas redes sociais. A judoca, que venceu o ouro no final de semana, angariou mais de 6.000 fãs no Facebook em apenas dois dias após a medalha. Já o nadador, medalhista de prata nos 400 m medley, conquistou quase 14 mil novos seguidores.

>> 2/8/2012

Caso de polícia. Críticas de torcedores a atletas via Twitter, como ocorreu com Rafaela Silva, já viraram caso de polícia na Inglaterra. Oficiais prenderam um adolescente que criticou Tom Daley, do salto ornamental. O jovem disse que, ao ficar em quarto lugar, o atleta britânico havia “decepcionado” seu pai, que morrera de câncer no ano passado.

Reencontro. Dias após o fim da Olimpíada, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o superintendente-executivo do COB, Marcus Vinícius Freire, que estão em Londres, se encontrarão no Brasil. Os dois participam no dia 1º da segunda edição do Fórum Nacional do Esporte, em São Paulo.

Pontualidade… Até ontem, estava se tornando comum ouvir nas dependências olímpicas reclamações de britânicos impacientes com o Team GB, que não havia obtido uma medalha de ouro. Diziam que era inaceitável a situação após todo o dinheiro investido na Olimpíada.

…britânica. Anteontem, aliás, o “Guardian”, jornal britânico, lançou em seu site um pôster para ser impresso pelos leitores com a frase: “Keep calm and carry on. We've still got Wiggo” Em português: “Mantenha a calma e vamos em frente. Ainda temos o Wiggo”, em referência a Bradley Wiggins, ciclista que conquistou um dos dois ouros britânicos ontem.

Desconhecido. Uma equipe da NBC que cobre a Olimpíada deixou o ex-campeão de boxe Evander Holyfield numa saia justa. Os jornalistas não o reconheceram e o trataram como um simples turista durante entrevista em frente ao palácio de Buckingham.

>> 3/8/2012

Olho no lance. Enviado sem credencial para Londres, Galvão Bueno já ganhou a antipatia do COI. Chegou ao comitê internacional a informação de que o apresentador do Sportv tem pegado pesado com as críticas em relação à Olimpíada. O teor negativo das declarações de Galvão aos brasileiros também é polêmica entre cartolas do país.

>> 6/8/2012

Na hora indevida. A NBC teve que se desculpar publicamente com Gabby Douglas, primeira atleta negra a vencer no individual geral da ginástica artística. O problema foi que a emissora, após transmitir uma reportagem sobre a medalhista, passou comercial de um programa próprio, no qual apareciam macacas praticando ginástica artística.

Virada de jogo. No comunicado, a NBC se desculpou pelo ocorrido, disse que não houve intenção de colocar o programa e o comercial em sequência e que a conquista do ouro por Douglas foi inspiradora.

Culpado. O programa em que macacas faziam ginástica artística se chama “Animal Practice”.

***

[Eduardo Ohata e Bernardo Itri, da Folha de S.Paulo]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem