Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

FEITOS & DESFEITAS > HARRY, O PRÍNCIPE NU

Tabloide de Murdoch desafia família real

Por Patricia Tubella em 28/08/2012 na edição 709
Reproduzido de O Globo, 24/8/2012

A mobilização da monarquia britânica para impedir que a imprensa nacional publicasse as comprometedoras fotos do príncipe Harry, tiradas em seu quarto num hotel em Las Vegas, teve efeito apenas efêmero. O tabloide The Sun decidiu estampar na sua edição de hoje as imagens do terceiro na linha de sucessão ao trono totalmente nu e abraçando uma jovem. Nenhum meio de comunicação no Reino Unido havia se atrevido até agora a dar esse passo diante da ameaça da Casa Real de abrir uma ação legal por “invasão de privacidade”.

– Para nós, é uma questão de liberdade de imprensa – disse ontem [quinta, 23/8] David Dinsmore, editor-chefe do diário mais lido do país e de propriedade do magnata Rupert Murdoch. – É uma situação ridícula. Milhões podem ver as fotos na internet, mas não no jornal favorito de 8 milhões de britânicos.

Jornal irlandês usou imagem

Suas declarações refletem o consenso mostrado pela imprensa local ontem na hora de descartar a divulgação do material, limitando-se apenas a relatar as andanças do neto da rainha Elizabeth II no luxuoso hotel no deserto de Nevada.

Logo após a divulgação das fotos pelo site americano TMZ, na quarta-feira, os assessores da família real confirmaram se tratar de Harry, mas, ao mesmo tempo, apelaram à Comissão de Queixas da Imprensa. Os jornais e as televisões sucumbiram à autocensura, num momento em que ainda se desconhece o impacto da Comissão Leveson, criada para investigar o escândalo de escutas telefônicas e que questiona o código de ética de parte da imprensa britânica.

Na sua edição de ontem [23/8], o The Sun, que geralmente não abre mão de se intrometer na intimidade de famosos, optou por ilustrar a matéria sobre Harry com uma foto de um de seus jornalistas na mesma posição do príncipe.

A decisão do The Sun é tomada um ano depois de o News of the World, também de Murdoch, fechar pelo escândalo dos grampos. Enfrentando o establishment britânico, que lhe obrigou a depor numa comissão parlamentar, o magnata parece estar promovendo uma revanche. A opção por publicar as fotos pode se dever também ao fato de o jornal irlandês The Irish Independent, que tem presença destacada nas bancas, ter usado ontem as imagens.

***

[Patricia Tubella, do El País]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem