Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Televisa aposta em novelas para seduzir mercado americano

Houve uma época, não muito tempo atrás, em que cenas melodramáticas de paixão e corações partidos eram exclusividade do reino das novelas transmitidas durante o dia para milhões de donas de casa e empregadas domésticas de toda a América Latina.

Mas isso é passado: em julho a Televisa, a rainha das telenovelas, anunciou um grande esforço no mercado de idioma inglês como parte de sua expansão no mercado dos Estados Unidos.

A Televisa USA, como é chamado o novo estúdio da rede em Los Angeles, foi lançada com um acordo com várias redes de TV, incluindo uma joint venture com a Lionsgate, o grupo global de entretenimento, para o desenvolvimento de novos conteúdos para o público televisivo de todas as partes dos EUA. “Nosso conteúdo tem boa circulação”, disse ao “Financial Times” Carlos Madrazo, que comanda o departamento de relações com o investidor da Televisa. “Ele transcende o idioma e a cultura.”

A estratégia, explicou ele, envolve a complementação de material novo com conteúdo adaptado do acervo existente da Televisa de novelas faladas em espanhol, que é o maior do mundo.

Executivos disseram que o lançamento da Televisa USA ocorreu de forma independente do investimento da Televisa e em colaboração com a Univision. Há anos a Televisa vem fornecendo grande parte do conteúdo veiculado pela Univision no horário nobre, através de um acordo comercial.

Como parte do investimento feito pela Televisa na Univision em 2010, esse acordo foi estendido por vários anos. Ele também foi ampliado para incluir direitos de transmissão via internet e dispositivos móveis.

A Televisa USA conclui recentemente a produção de “Devious Maids”, um piloto para TV coproduzido pela ABC Studios e pelo Oasis Media Group, que será transmitido pela Lifetime Networks. Ela também está produzindo no momento uma adaptação em inglês de “Alcanzar Uma Estrella”, uma série popular no México, para a Nickelodeon.

A série, chamada Hollywood Heights” em inglês, está sendo coproduzida pela MTV e pela Sony Television, e introduz o tradicional formato latino-americano de cinco noites por semana para as audiências de idioma inglês pela primeira vez.

Executivos da Televisa disseram que o formato diário proporcionará aos anunciantes americanos um veículo único para a venda de seus produtos. “Os anunciantes sabem que poderão atingir seus públicos de segunda a sexta, enquanto que as redes de TV terão um produto muito mais eficiente do ponto de vista dos custos”, diz Fernando Pérez Gavilán, presidente da Televisa International.