Domingo, 27 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA & CORRUPÇÃO

Há mais alguém interessado no fim da CPMI do Cachoeira

Por Joca Oeiras em 16/10/2012 na edição 716

Fala-se abertamente num acordo espúrio dos partidos políticos, tanto os da base governista quando os da oposição, para ver encerrada a chamada “CPI do Cachoeira”. Primeira a revelar tal acordo, a Folha de S.Paulo, malgrado alguns tímidos desmentidos, teve a informação corroborada por diversos outros órgãos da chamada grande mídia. Para a revista Época, “a CPI do Cachoeira, ofuscada pelo julgamento do mensalão, está quase encerrada” (novas ligações telefônicas aproximam governador de Goiás de Cachoeira). É o que afirma, também, o Jornal do Brasil, repercutindo a informação da Folha de S.Paulo: “Um acordo firmado entre o PT e o PMDB assegura o encerramento da Comissão Parlamente de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira, que investiga a relação do contraventor com agentes do governo, sem levar adiante as investigações que poderiam esclarecer o envolvimento de políticos no esquema.”

Esperar que os participantes da CPI confirmassem a mutreta é, obviamente, algo fora de cogitação. E vai ser muito fácil saber se o acordo, de fato, existe, bastando aguardarmos alguns poucos dias.

No entanto, não é esta a parte mais relevante da história: O tom, super ameno, das reportagens publicadas sobre o assunto, sinaliza – e isto é preciso ficar claro – a benevolência da mídia se e/ou quando tal acordo se confirmar. Os jornalões estão dizendo – para quem tenha ouvidos atentos como os têm, certamente, os partidos envolvidos na CMPI – que, no que depender deles, nenhuma manifestação indignada com esta ignóbil traição deve ser esperada. “Acabem com a CPI e podem contar conosco.” Se a pizza estiver, realmente, sendo assada, parte da lenha desta triste fogueira tem a participação ativa dos grandes veículos de comunicação. Afinal, não são só os políticos que são banhados pela Cachoeira. Remember Veja e Policarpo Jr.!

***

[Joca Oeiras é jornalista]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem