Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
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Salas de cinema medem audiência para anunciantes

Por Robert Budden em 05/03/2013 na edição 736

As salas de exibição de cinema planejam adotar ferramentas para monitorar os hábitos dos espectadores e atender às demandas crescentes de anunciantes por métodos mais sofisticados de medição da audiência.

A Digital Cinema Media, uma agência de anúncios publicitários de propriedade conjunta da Odeon e da Cineworld vai lançar nos próximos meses um aplicativo para smartphone que permite monitorar visitas ao cinema e entregar aos anunciantes dados detalhados sobre os espectadores.

O aplicativo, testado em 11 salas da Odeon na Inglaterra, oferece incentivos como conteúdo exclusivo, sorvete grátis e cupom para que os participantes possam assistir a outros filmes em salas inscritas na pesquisa. Em troca, as salas de cinemas fornecerão aos anunciantes dados detalhados sobre esses consumidores, incluindo idade, sexo e tipos de filmes que assistem.

A DCM, que representa muitas salas de cinema independentes, além de redes como a Vue, também lançou uma ferramenta de emissão de ingressos no aplicativo, o que permite às salas darem pela primeira vez aos anunciantes informação detalhada sobre pessoas assistindo em telas individuais.

A DCM informou não ter planos de lançar um aplicativo de emissão de ingressos. Os compradores do aplicativo disseram que as novas funções foram reflexo das mudanças na indústria da mídia, que tenta manter-se com ferramentas de medição sofisticadas que emergem da publicidade digital.

Gasto médio

Na semana passada, a Route, que mede a publicidade fora de casa no Reino Unido, completou a maior pesquisa global de hábitos de viagem usando dispositivos de localização (GPS), em uma iniciativa que tem por fim melhorar o direcionamento do público e rastrear dados para anunciantes.

“O cinema é uma mídia cara e em uma época de busca de anúncios você precisa ter uma razão para usa-la”, disse Adam Smith, diretor de futuros do GroupM, uma agência de venda de anúncios publicitários. “Com o on-line, a competição acirrou-se e os anúncios de promoção de marcas migram para a publicidade na internet.”

Após um investimento significativo em novas tecnologias, a DCM pode dar aos anunciantes informações diárias sobre tipos de ingressos vendidos nas sessões de cinema do dia anterior.

A receita de bilheteria no Reino Unido aumentou 5,9% em 2012, para 1,1 bilhão de libras, liderado por filmes como “Batman: The Dark Knight Rises” e “Skyfall”, de acordo com a Associação de Salas de Exibição de Cinema. O gasto médio anual por habitante foi de 17,40 libras em cinemas britânicos no ano passado, um aumento de 63% desde 2000. “Skyfall”, o filme mais recente de James Bond, gerou até agora uma receita de bilheteria de 102,8 milhões de libras no Reino Unido, tornando-se o filme mais bem sucedido no país em receita.

***

[Robert Budden, do Financial Times, em Londres]

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