Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > FRANÇA

Editor acirra briga com presidente

12/02/2008 na edição 472

O editor responsável por um artigo que alegava que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, teria enviado mensagem de texto a sua ex-mulher pedindo que voltasse para ele confirmou a história no fim de semana. A matéria foi publicada no sítio Nouvelobs.com, da revista de esquerda Nouvel Observateur, na quarta-feira passada (6/2), e dizia que Sarkozy teria enviado a mensagem a Cecilia Ciganer-Albeniz oito dias antes de seu casamento com a ex-modelo e cantora Carla Bruni, realizado no dia 2/2. No texto, o presidente teria dito que cancelaria o casamento caso ela o aceitasse de volta. Cecilia e Sarkozy se divorciaram em outubro do ano passado, após 11 anos de casamento.

O presidente anunciou ainda na semana passada que abriria processo contra o sítio por ‘falsificação, uso de documentos falsos e posse de bens roubados’. O editor Airy Routier afirmou em entrevista no sábado (9/2) que mantém sua palavra. ‘Eu tenho minhas fontes, eu confirmo [a história]’, declarou. ‘Não falsifiquei nada ou usei documentos falsos. Eles têm que provar que eu fiz’, completou, dizendo ainda que a reportagem – intitulada ‘A obsessão por Cecilia – ‘é sólida como uma rocha’.

Controle

Routier afirmou também que sabe que Sarkozy não parou de mandar mensagens de texto por celular a Cecilia, mas que não tem a intenção de revelar suas fontes. O editor não acredita ter ‘passado dos limites’ da privacidade de Sarkozy, já que o presidente, ‘que mistura sua vida pública com a privada, confunde ele mesmo o assunto’.

Para Routier, a ação do presidente contra seu sítio faz parte de uma estratégia do governo para aumentar o controle sobre o jornalismo francês. Pela lei, a penalidade máxima em ações do tipo chega a três anos de prisão e multa de pouco mais de US$ 65 mil. O tribunal pode ainda ordenar que a fonte da informação seja revelada. Informações da AFP [9/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem