Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Emissoras se unem em campanha contra Aids

Emissoras de rádio e televisão africanas estão unindo forças em uma campanha para conscientizar os jovens do continente e mudar sua atitude sobre a Aids. Segundo organizadores da iniciativa, a devastadora doença mata cerca de dois milhões de pessoas por ano na África subsaariana.

A African Broadcast Media Partnership Against HIV/Aids une 37 companhias radiodifusoras públicas e privadas de 24 países bastante atingidos pelo vírus, da Etiópia à Namíbia. Este é um dos maiores esforços de comunicação já planejados para tratar do assunto.

Pelo projeto, emissoras de rádio e TV irão dedicar, no mínimo, 5% da grade à programação sobre Aids – o equivalente a uma hora por dia. A segunda fase da campanha será lançada em 1º de dezembro, Dia Mundial da Aids, com um anúncio de dois minutos transmitido simultaneamente em todo o continente. Além disso, canais locais serão estimulados, a partir do ano que vem, a abordar temas relacionados à doença – integrando-os a novelas, documentários e séries.

Reverter o processo

O objetivo é restaurar a confiança de jovens que desenvolveram uma atitude negativa sobre a doença. Os organizadores esperam despertar a consciência pública de como parar e reverter a disseminação da Aids, e ensinar àqueles já infectados como podem viver normalmente.

“Nenhum governo hoje pode deixar este problema embaixo do tapete”, afirma Yaw Oswusu Addo, diretor da Ghana Broadcasting Corporation. O multimilionário projeto de conscientização, previsto para durar cinco anos, é financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, Fundação Família Kaiser, Fundação Nelson Mandela e Fundação Coca-Cola África. Informações de Sarah McGregor [Reuters, 22/9/06].