Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Espanha censura anúncios de grifes italianas

A moda italiana não está sendo bem vista na Espanha – pelo menos quando se trata de campanhas publicitárias. A grife Dolce & Gabbana anunciou, na terça-feira (13/3), que irá parar de anunciar em território espanhol após ter sido forçada pelo governo a retirar de circulação, em fevereiro, uma peça publicitária acusada de corroborar a violência contra as mulheres. No mesmo dia, outro ícone da moda italiana, Giorgio Armani, expressou ‘surpresa’ ao receber críticas por causa de um de seus anúncios.


Em declaração, a D&G informou que, ‘após as duras críticas por autoridades espanholas sobre uma imagem em uma de nossas campanhas publicitárias, anunciamos a retirada da Espanha de todas as nossas campanhas para proteger a liberdade criativa que sempre caracterizou nossa marca’. A grife acrescentou ainda: ‘recentemente, a Espanha, com seu clima de censura, mostrou-se intencionada a interpretar negativamente todas as mensagens, mesmo sem ter razões para fazê-lo. Esperamos que outros estilistas tomem medidas contra a Espanha, que não apenas foi o primeiro país a fazer acusações ilegítimas, mas também ajudou a espalhar controvérsias em outros países’.


Peças polêmicas


O controverso anúncio da D&G mostra um homem sem camisa segurando uma mulher até o chão por seus pulsos, enquanto outros homens a olham passivamente. Em março, após ter sido condenado pelo órgão governamental Instituto de Mulheres da Espanha e por um grupo de defesa dos direitos dos consumidores, o anúncio também foi proibido na Itália e retirado, em seguida, do mercado mundial.


A publicidade da grife Armani mostra duas meninas usando batom e foi acusado por Arturo Canalda, diretor de interesses infantis do governo regional de Madri, de promover ‘turismo sexual’ por mostrar meninas tão jovens usando maquiagem. ‘Nunca imaginei que alguém pudesse ver malícia nesta imagem’, desabafou o veterano estilista. Informações da AFP [13/3/07].