Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

FEITOS & DESFEITAS > OBSERVAÇÃO DO LEITOR

Esquartejaram o fotojornalismo

Por Henrik Silter em 04/09/2007 na edição 449

Uma montagem grosseira e irresponsável. Sem deixar claro que se tratasse de uma charge e, muito pelo contrário – em forma de jornalismo –, um site da imprensa da região norte publicou nesta quarta-feira (29/08) uma foto adulterada e envolveu pessoas que nada, até então, têm a ver com o episódio que a mídia apelidou de mensalão.

Com o título ‘Saiba quem virou réu no caso mensalão’, o sítio do jornal rondoniense O Observador divulgou, na quarta-feira (29/08), matéria com a lista dos nomes que o Supremo Tribunal Federal aceitou como acusados.

Na publicação desonrosa do veículo, o texto veio acompanhado de uma foto adulterada, com rostos de pessoas que sequer foram mencionadas pelo menos uma vez pelo procurador da República que formulou a acusação.

Entre as pessoas que foram envolvidas na fotografia adulterada divulgada pelo jornal estão os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Eduardo Suplicy (PT-SP), Aloízio Mercadante (PT-SP), Delcídio Amaral (PT-MS), o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente Lula.

Com auxílio do photoshop, o jornal subtraiu rostos de uma foto original e acrescentou as faces dos outros políticos na foto montada. Os rostos de Bin Laden e Saddam Hussein também foram incluídos.

***

Antes de criticar a qualidade dos serviços que o governo fornece ao povo, a mídia deveria fazer um auto-exame sobre sua programação. Podemos citar, como exemplo, a péssima qualidade dos filmes noturnos da televisão (coitado daquele que somente possui a TV aberta e perde o sono na madrugada!), e, em sua maioria, os programas de baixo nível que são fornecidos ao longo da programação diária. (Diógenes Soares de Brito, aposentado, Barra Mansa, RJ)

***

Pertenço à uma classe sócio-econômica que sofre muitas limitações, não falo outros idiomas, não possuo casa própria, consegui fazer o 2º grau através de um sistema de ensino supletivo promovido pelo governo do estado, ‘ralo’ para que minha filha termine a faculdade – Letras Inglês. Porém, procuro estar sempre informado. Graças ao milagre da compra a prazo, posso acessar a internet e descobri que alguns setores da mídia internacional falam bem do sistema político e econômico do Brasil. A pergunta é a seguinte: o povo brasileiro está condicionado a crer em um sistema sem conserto, ou por alguma razão não aceita que o país está melhorando? (Daniel Carlos de Assis, metalúrgico/manutenção industrial, Campo Largo, PR)

***

Você pode responder? Quem são os políticos acionistas da Rede Globo, SBT, Bandeirantes, etc? Qual o peso do PSDB e DEM no controle da mídia? Que políticos de São Paulo mandam na Rede Globo, SBT, Bandeirantes, etc. Por que atacam tanto Lula e o PT? Afinal, do que eles têm medo? E o PT, por que os teme tanto? Por que a mídia quer derrubar Lula e o PT a qualquer preço? Por que defendem a qualquer preço FHC, Geraldo Alckmin, José Serra, Aécio Neves e toda a política do PSDB e DEM? Por que todos eles da grande mídia mantêm a mesma agressividade nos ataques diários a Lula e ao PT? Parece até que há um grande complô envolvendo grandes empresários de diversos segmentos, o Judiciário e a Polícia Federal para derrubar Lula e desmoralizar o PT. O que realmente está por trás disso? É só a disputa em 2010? Acho que não! Tem mais coisas nisso! É só gosto pelo poder ou há algo muito mais forte por trás disso tudo? O que querem afinal? Por que Lula e o PT não reagem? Qual é o mistério disso tudo? (Jairo Paulino de Amaral, inspetor de equipamentos industriais, Três Lagoas, MS)

******

Jornalista, Brasília, DF

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem