Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

FEITOS & DESFEITAS > NEWSEUM

Exposição desagrada Unabomber

19/08/2008 na edição 499

O matemático anarquista Ted Kaczynski, conhecido como Unabomber, que desde 1978 enviou 16 cartas explosivas a professores, cientistas e astronautas, não gostou de saber que sua cabana de Montana, onde foi capturado, virou uma peça de exposição no Newseum – museu do jornalismo. Em uma carta escrita a mão para uma corte de apelações americana, Kaczynski alega ser contra ao empréstimo do FBI de sua cabana como parte de uma exibição dos primeiros 100 anos da agência.

Kaczynski, que está preso no Colorado, disse ter tomado conhecimento da exposição quando viu um anúncio no Washington Post. ‘O anúncio dizia que a cabana é da galeria do FBI, portanto o governo é responsável pela sua exibição pública’, disparou.

A exposição ‘G-Men and Journalists: Top News Stories of the FBI´s First Century’ (Agentes e Jornalistas: os principais casos do primeiro século do FBI, tradução livre), foi aberta em junho e permanece no museu por um ano. Organizadores não têm intenção em mudá-la. ‘A cabana é um dos 200 artefatos que nos foram oferecidos pelo FBI. O Unabomber é um caso interessante da relação combativa, algumas vezes cooperativa, da imprensa com o FBI’, afirmou Susan Bennett, vice-presidente de marketing e vice-diretora do museu.

Na mostra, o FBI detalha como usou 500 agentes ao longo de 17 anos para prender o Unabomber. Suas bombas caseiras mataram três pessoas e feriram 23 de 1978 a 1995. Ele foi preso em 1996 e condenado a prisão perpétua. Em 1995, ficou famoso ao conseguir que seu manifesto, intitulado ‘A sociedade industrial e o seu futuro’, fosse impresso no Washington Post e no New York Times, com o aval das autoridades. Informações de Jacqueline Trescott [Washington Post, 13/8/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem